teste

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Roda de gastronomia Sabores e Saberes da Fé será contada em Redenção


Nas comemorações do jubileu de 150 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Redenção, acontece no dia 20 de agosto, a roda de gastronomia Sabores e Saberes da Fé com presença de chefes de cozinha, párocos, representantes católicos das comunidades e representantes civis. As comemorações acontecem de 18 a 24 de agosto.

Para a produtora cultural, Ana Paula Braga, o momento é a troca de experiências, vivências e autonomia de quem contribuiu com a história da igreja nas comunidades distantes da sede. “Aos longos desses 150 anos, existem muitos momentos de celebrações, conquistas e da gastronomia que interpassam pelos cafés comunitários, almoços e batizados realizados durante esses anos. Todas essas celebrações encerravam em mesas cheias de alimentos e fartura produzida pelos agricultores”, resgata a memória cultural gastronômica. 

No encontro, representantes das 29 comunidades do município de Redenção participarão com a explanação do resgate da fala das mulheres e a relevância da gastronomia na caminhada de fé, durante os 150 anos de paróquia.

Entre os convidados estão, o pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição, Padre Francisco Rodrigues, assessor especial do Governo do Ceará para gastronomia, João Lima, professor de antropologia na UNILAB, Patrício Carneiro e a professora e coordenadora do Intesol, Clébia Freitas. A mediação será feita pela mestranda em antropologia e produtora cultural, Ana Paula Braga. Nesta rodada, o diálogo histórico, cultural e religiosa será apresentado de como a gastronomia está intrínseca na história religiosa do município.
Serviços: Jubileu de 150 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Dias 18 a 24 de agosto
No município de Redenção.




Nenhum comentário: