quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Atualização de benefício deve ser feito pela internetAs Agências da Previdência Social de todo o país seguem fechadas


As agências da Previdência Social de todo o país seguem fechadas
Até esta sexta-feira, (7), os beneficiários do INSS recebem seus pagamentos nos bancos e, em caso de necessidade de alteração de dados pessoais, órgão pagador, reativação de benefícios ou consultas, devem utilizar os serviços do instituto pela Internet ou telefone. As Agências da Previdência Social de todo o país seguem fechadas, com atendimento exclusivamente feito à distância, devido à pandemia do novo Coronavírus.

De acordo com o INSS, mais de R$ 1,5 bilhão será pago no estado do Ceará, entre aposentadorias, pensões, auxílios-doença, salário-maternidade e benefícios assistenciais ao deficiente e idoso. Se o requerente aguarda conclusão de processos, seja para começar a receber ou para manter as prestações, deve consultar o status de sua solicitação pelo aplicativo para celular Meu INSS (ou www.meu.inss.gov.br no computador) ou pelo telefone 135.

O órgão informou que a partir de 24 de agosto as Agências abrirão somente para agendamentos de Perícia Médica, Reabilitação Profissional, Serviço Social, justificação administrativa e Monitoramento Operacional de Benefícios. A forma de atendimento à distância, pela Internet e telefone, responde por 90 dos 96 serviços prestados pelo INSS, e continuará sendo realizada após a reabertura das agências.

Exigências

Quem receber notificações do aplicativo Meu INSS ou telefonema do instituto sobre pendências no requerimento deverá fazer o envio da documentação pela Internet, fotografando os documentos pedidos e anexando em seu requerimento.

A exigência é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível, para que se possa concluir a análise do requerimento.

Foi acrescentada ainda a opção de entregar os documentos pedidos nas notificações de “Cumprimento de Exigências” na entrada de cada Agência da Previdência Social. Caso o requerente tenha dificuldade em anexar as exigências de processos pendentes pelo Meu INSS, deve reunir as cópias simples dos documentos pedidos em um envelope com seu nome, endereço e telefone e depositar nas urnas disponibilizadas na recepção das Agências, de 7h às 13h, após preencher um termo de responsabilidade pelas informações.

Dúvidas de acesso ao Meu INSS podem ser resolvidas pelos tutoriais em vídeo e áudio e pela atendente virtual na página www.inss.gov.br , ou ainda pelo Whats App oficial do INSS, (61) 9638-8396. Outros telefones estão dispostos nas fachadas das Agências, contando alguns com Whats App.
(Cnews)




Nenhum comentário: