teste

domingo, 15 de novembro de 2020

Aos candidatos, boa sorte! Aos eleitores, vote consciente!

 


No próximo domingo, o país inteiro irá decidir sobre os rumos de cada cidade do nosso imenso território nacional. Serão reeleitos ou eleitos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.570 municípios, o que certamente irá redefinir as correlações das forças políticas no país. Principalmente no que se refere às próximas eleições gerais, que acontecerão em 2022.

As previsões são de que ocorra um alto índice de abstenções, com comparecimento às urnas menor que nas eleições anteriores. O motivo, óbvio, é a pandemia da Covid-19. Muitos deverão optar por evitar as aglomerações típicas das Zonas Eleitorais em dia de votação. Mas tenho defendido que as pessoas busquem votar, tomando todas as cautelas necessárias.

O voto é o principal exercício de participação cidadã num regime democrático e faz parte da construção de uma sociedade mais igualitária e justa. Não votar, anular o voto ou votar em branco significa que a pessoa abre mão do seu direito de decidir o futuro político da sociedade. Por isso, acredito que o voto seja indispensável e deva ser exercido com convicção.

Quero, neste momento, desejar sorte a todos esses candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito. Peço a todos que, caso já estejam trabalhando muito, trabalhem em dobro nesta semana de reta final de campanha. É preciso ânimo e empenho, principalmente àqueles que, sem recursos, estão conseguindo se destacar.

Como diz o dito popular, eleição se ganha pedindo até o último voto, com suor na roupa e gastando sola de sapato. Devo destacar que é muito importante a chegada. Mas, se não chegar lá, haverá nova oportunidade.

 

 


Nenhum comentário: