Ceará Acontece: Nove políticos cearenses morreram vítimas da covid-19

sábado, 13 de março de 2021

Nove políticos cearenses morreram vítimas da covid-19

 

Carlos Cruz, ex-prefeito de Juazeiro do Norte e ex-deputado estadual  (Foto: Foto/Reprodução)
Carlos Cruz, ex-prefeito de Juazeiro do Norte e ex-deputado estadual (Foto: Foto/Reprodução)

No dia 25 de fevereiro, na abertura da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o presidente da Casa, o deputado Evandro Leitão (PDT), prestou homenagem aos 18 servidores, dentre deputados e demais funcionários, que morreram em decorrência da Covid desde março de 2020.

O dado que assustou e sustentou a necessidade de manter as sessões de forma híbrida naquela época, foi bastante repercutido nos veículos de imprensa. Sobre os óbitos, Leitão ainda pontuou: “Somente neste ano (2021), foram seis”.

Em levantamento feito pela reportagem, nove políticos cearenses - dentre prefeitos e ex-prefeitos, e parlamentares e ex-parlamentares - morreram vítimas da Covid-19.


O registro mais recente é do vereador de Santa Quitéria, Dr. Júnior Araújo (MDB), que faleceu ontem, 11, aos 48 anos, após passar três dias internado no Hospital Regional de Sobral.


A notícia do óbito do parlamentar choca, também, em função da pouca idade, assim como o falecimento do prefeito eleito no município de Ereré, Otoni Queiroz (PDT). Aos 42 anos, Otoni, é o mais jovem dentre os políticos vitimados pela doença. No município de cerca de 6,8 mil habitantes, ele foi eleito ao liderar uma chapa única, junto a sua vice Emanuelle Martins (PDT), que agora assume a Prefeitura.

Internado desde o dia 10 de dezembro de 2020, Otoni não chegou a ser empossado e veio a óbito no último dia 20 de janeiro.

Marconi José Figueiredo, ex-prefeito de Araripe



Ex-prefeito do município de Araripe (1962-1966) e ex-deputado estadual do Ceará por seis mandatos, Marconi faleceu no dia 21 de junho do ano passado, aos 81 anos, após ficar mais de 10 dias internado na UTI


Antônio Guimarães, ex-prefeito de Aquiraz

O ex-prefeito de Aquiraz (2013-2016), Antônio Guimarães, faleceu em 12 de julho do ano passado. Aos 75 anos, Guimarães esteve internado na UTI em um hospital de Fortaleza e teve morte cerebral. Guimarães pretendia disputar as eleições municipais como prefeito no ano passado.

Edson Silva, vereador reeleito de Assaré



Ex-vice-prefeito e vereador por três mandatos em Assaré, Edson Silva (PSD) morreu em 23 de novembro do ano passado, aos 58 anos. Ele estava internado no Hospital Regional do Cariri desde 10 de novembro e teve a campanha de vereador interrompida para se tratar da doença. Edson ainda chegou a ser eleito com 565 votos.

Normando Sóracles, ex-vereador de Juazeiro do Norte (Foto: Foto/Reprodução)


Normando Sóracles foi vereador em Juazeiro do Norte, candidato a prefeito na mesma cidade em 2016 e suplente de deputado federal. Normando faleceu no último dia 25 de dezembro. Ele estava internado no Hospital São Camilo, em Fortaleza, após testar positivo para Covid-19, no início de dezembro.

Moacir Siqueira, ex-prefeito do Crato

Moacir Siqueira, popularmente conhecido como Joinha, faleceu no último dia 10 de fevereiro, aos 87 anos. Ele foi prefeito do Crato entre os anos de 1998 e 2000. Natural de Pernambuco e radicado na cidade do Cariri, Joinha também foi presidente doEsporte Clube do Crato. 

*(O POVO)


Nenhum comentário: