Ceará Acontece: Quixadá: retorno das aulas presenciais deve acontecer no início de outubro

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Quixadá: retorno das aulas presenciais deve acontecer no início de outubro

 

O colegiado votou três alternativas que foram oferecidas

Em uma nova e decisiva reunião, profissionais da Secretaria de Educação de Quixadá, representantes de conselhos, órgãos públicos e entidades de classe, deliberaram sobre o retorno das aulas no município.

 

O Comitê discutiu o assunto em uma votação e escolheu a data de 4 de outubro de 2021, dia que marca o início do quarto bimestre, como a ideal para o retorno das aulas na forma presencial.

 

A votação aconteceu mediante uma reunião virtual promovida pela titular da pasta, Verúzia Jardim, com membros de um comitê, criado por força de um decreto instituído pelo prefeito Ricardo Silveira para deliberar sobre assuntos envolvendo a educação do município. Formado por 24 membros, 15 deles compareceram à votação e com maioria de 66%, decidiram que as aulas devem retornar no início de outubro. Para isso será necessário ainda considerar, à época, as condições sanitárias que deverão estar favoráveis para o processo de retorno.

 

O comitê que votou e decidiu a data indicada é formado por profissionais da Secretaria de Educação, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, membros do Comitê Especial criado na Secretaria de Saúde para discutir especificamente assuntos relacionados à pandemia, representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Educação, do Sindicato dos Servidores do Município de Quixadá e ainda do Ministério Público do Ceará (MPCE).

 

O colegiado votou três alternativas que foram oferecidas. A primeira delas previa a volta às atividades presenciais no período contado de 15 dias após o processo de imunização completa dos professores da rede municipal de ensino de Quixadá. Uma outra opção dava como alternativa o retorno das aulas somente em 2022, devendo o ano de 2021 ser concluído de forma remota, mas nenhuma teve a maior votação. Por meio da Secretaria de Educação o município de Quixadá tem acompanhado com atenção os dados e os números que retratam o cenário da pandemia no município. Com base nestas informações, têm elaborado estratégias que possam oferecer condições favoráveis de segurança aos professores e alunos no processo de retorno gradual das atividades nas escolas. Em Quixadá 1.559 professores e demais profissionais da educação já foram vacinados com a primeira dose contra a Covid-19. Verúzia Jardim destaca o compromisso com o processo de retomada e explica que alunos e pais também participaram das discussões que resultou na escolha de 4 de outubro como data do retorno das aulas presenciais. “Temos um plano municipal de retomada, que foi aprovado pelo Comitê, formado também por representantes de classe, como pais de alunos e alunos. Esse processo é feito com muita segurança, e aliada às condições sanitárias de nosso município. Nós estamos cientes de voltarmos com as nossas atividades presenciais, porem, com o compromisso pela responsabilidade com as vidas envolvidas nesse processo”, destacou a secretária.

(O Intrigante)

Nenhum comentário: