Ceará Acontece: Bondinho de Ubajara aguarda licença do Ibama para reinauguração

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Bondinho de Ubajara aguarda licença do Ibama para reinauguração

 

Uma licença de operação que precisa ser expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Mesmo com suas obras de requalificação concluídas, o teleférico conhecido como Bondinho de Ubajara segue sem poder funcionar. Uma licença de operação que precisa ser expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O parecer só será emitido em outubro.

 

A situação não é a ideal para o Governo do Ceará, que administra o equipamento, o que gera uma ansiedade para que a liberação ocorra. “O bondinho está pronto, estamos aguardando, eu até já fiz um apelo ao ICMBio, pela licença de operação. Toda obra precisa da licença de instalação e de operação para operar o bondinho”, afirma o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

 

O bondinho percorre o Parque Nacional de Ubajara, a 264 km de Fortaleza, em uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. O parque se estende para além de Ubajara, chegando também a Tianguá e a Frecheirinha. Além do bondinho, o parque reúne trilhas, mirantes, grutas e cachoeiras, entre outros atrativos dentro do ecoturismo.

 

Enquanto a Secretaria de Turismo (Setur) fica responsável pela operação do teleférico, o parque está sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Nenhum comentário: