sábado, 6 de novembro de 2021

Granja/CE: 110 anos de peregrinação Vicentina em Parazinho

 

Imagem: reprodução

Sempre no primeiro domingo do mês de novembro, é celebrada a Peregrinação Vicentina em Parazinho. Durante três dias, missas e novenas se realizam na matriz durante a tradicional Peregrinação do Tríduo de São Vicente de Paulo. Destacando aqui a cavalaria (“cavaleiros”) que dão voltas em torno da Igreja em homenagem a excelsa padroeira local e os peregrinos (de onde vem o nome da festa) que desde 1911 demonstram fé, ao realizarem uma jornada de 19km, rezando e cantando durante todo o percurso de Granja a Parazinho.

 

História Por João Victor Mascarenha

 

            Há 110 anos, na manhã do dia 05/11/1911, o então vigário de Granja padre Vicente Martins da Costa adentrou a cavalo junto a Conferência Vicentina na Vila de Parazinho, acontecendo assim pela primeira vez a peregrinação Vicentina ao Santuário de Nossa Senhora do Livramento, que até hoje se destaca a cada ano atraindo mais e mais peregrinos e romeiros, sobre essa festa escrevi certa vez:

 

        A peregrinação vicentina foi iniciada no vicariato do já citado Monsenhor Vicente Martins da Costa, que junto a conferência vicentina organizou a primeira peregrinação que foi realizada a cavalo no dia 05 de novembro de 1911.


        Desde então se tornou uma tradição que ano após ano ganha mais notoriedade, sendo celebrada desde os primórdios no primeiro domingo de novembro.


A Peregrinação ao santuário de Nossa Senhora do Livramento passou a ser antecedida por um tríduo a São Vicente de Paulo no vicariato do saudoso Monsenhor José Maria de Vasconcelos.


          A peregrinação da paróquia de São José, ganhou força e hoje atrai milhares de romeiros advindos de vários outros estados, principalmente do Piauí e Maranhão. No domingo acontece a bênção dos cavaleiros e a missa solene com a bênção dos Peregrinos, encerrando assim a festividade que é considerada por muitos a principal herança espiritual do Saudoso Monsenhor Vicente Martins.


 - Outrora existia uma peregrinação no dia 15 de agosto, celebrada por movimentos marianos, infelizmente a várias décadas foi extinta, e de nossa vontade a revitalização desta romaria.

Imagem: reprodução

------------------------------------------------------------------------

No mês de novembro

É nossa tradição

Vir a pé ao Parazinho

Para fazer a devoção

No primeiro domingo

Dia da peregrinação.

 

Padre Vicente Martins

A bela festa começou

Essa herança espiritual

A todo povo deixou

Visitar o santuário sagrado

Da Santa mãe de amor.

 

No sábado os peregrinos

Aqui vão adentrando

Vindos de Granja e região

Os do Piauí vão chegando

Parazinho festivo acolhe

Os maranhenses cantando.

 

São Vicente faz a colhida

Amigo dos pobres, nosso irmão

Acolhe nossa preces e rogos

Para nós estende a mão

Acolhe os filhos cearenses,

Do Norte, Piauí e Maranhão.

 

A bênção dos cavaleiros

E ademais participada

Nossa Senhora do Livramento

E com vivas aclamada

Com a missa dos peregrinos

A peregrinação e encerrada.

 

Deveras fosse intérprete de Vicente

E nestes versos de coração

Falasse a cada peregrino

Com amizade e satisfação

Da grande alegria de celebrar

110 anos de peregrinação.

 

 Por João Victor Mascarenha.

 


Nenhum comentário: