Ceará Acontece: Ciro e Cid Gomes são alvos de operação da PF por acusação de desvio de verbas em estádio da Copa

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Ciro e Cid Gomes são alvos de operação da PF por acusação de desvio de verbas em estádio da Copa

 

Ciro e Cid Gomes são alvo de busca em operação da PF sobre suspeita de desvios na Arena Castelão

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (15) contra Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará e pré-candidato à Presidência em uma investigação sobre supostas irregularidades nas obras de ampliação da Arena Castelão, principal estádio do Ceará, para a Copa do Mundo de 2014.

 

O irmão de Ciro, Cid Gomes (PDT), ex-governador do Ceará e atual senador, também foi alvo da operação. Segundo a PF, as fraudes ocorreram entre 2010 e 2013, anos em que o Ceará era governado por Cid.  Cid Gomes foi procurado por meio da assessoria de comunicação, até a última atualização desta postagem não houve retorno.


A Justiça quebrou os sigilos bancário e fiscal de Ciro e Cid entre 2009 a 2014. O sigilo telefônico dos dois também foi quebrado.

 

Por uma rede social, Ciro classificou a ordem como "abusiva", alegou não ter relação com o caso e disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) "transformou o Brasil num Estado Policial que se oculta sob falsa capa de legalidade."  A Secretaria de Comunicação da Presidência da República foi procurada, mas sem resposta até a última atualização desta postagem.

 

Apuração da Polícia Federal


A polícia afirma que há indícios de pagamentos de R$ 11 milhões em propinas diretamente em dinheiro ou disfarçadas de doações eleitorais, com emissões de notas fiscais fraudulentas por empresas fantasmas.

Oitenta policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal. — Foto: Polícia Federal


As supostas propinas, segundo a PF, teriam sido pagas para que a Galvão Engenharia vencesse a licitação das obras da Arena Castelão e também, durante a execução do contrato, para que pudesse receber os valores devidos pelo governo do Ceará.

 

A decisão judicial diz que, segundo a PF, houve pagamentos sistemáticos de propinas, muitas vezes disfarçadas de doações eleitorais para os Ciro, Cid e Lúcio Ferreira Gomes para viabilizar os pagamentos à Galvão. Ainda segundo a PF, os advogados Fernando Antônio Oliveira e José Leite Jucá, que ocuparam o cargo procurador-geral do Estado e de presidente da comissão de licitações na época, receberam propina para garantir a vitória da Galvão na disputa.


Veja a lista completa dos alvos da operação:

  1. Galvão Engenharia S/A
  2. Cid Ferreira Gomes
  3. Ciro Ferreira Gomes
  4. Lúcio Ferreira Gomes
  5. Hélio Parente de Vasconcelos
  6. José Leite Jucá Filho
  7. Fernando Antônio Costa de Oliveira
  8. Gerardo Júnior Cavalcante Lopes
  9. Distribuidora Noronha LTDA
  10. Comercial de Aço e Cimento Souza Lopes LTDA
  11. PL Comércio Material de Construção e Transportes LTDA
  12. Legend Engenheiros Associados
  13. SM Terraplanagem
  14. Ricardo Cordeiro de Toledo
  15. José Gilberto de Azevedo Branco Valentim
  16. Raimundo Maurílio Freitas


A operação foi batizada de Colosseum – uma referência ao Coliseu, na Itália – e foi autorizada pela 32ª Vara da Justiça Federal do Ceará, que expediu 14 mandados de busca e apreensão contra alvos em Fortaleza, Meruoca e Juazeiro do Norte, no Ceará, e em São Paulo, Belo Horizonte e São Luís.

 

"Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva", diz a PF, em nota. A corporação não divulgou os nomes dos alvos.

Com G1-CE

 

Nenhum comentário: