Ceará Acontece: Ciro anuncia apoio ao PT no 2º turno, mas não cita Lula

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Ciro anuncia apoio ao PT no 2º turno, mas não cita Lula

 

Ciro Gomes (PDT) se manifestou por meio de um vídeo, divulgado nas redes sociais / Foto: Tv Globo

Quarto colocado nas eleições de 2022, Ciro Gomes anunciou nesta terça-feira (4) apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), em decisão que acompanha a do PDT e que ocorreu após a campanha do petista endossar três propostas do pedetista.

 

Em vídeo de cerca de 3 minutos, Ciro disse acompanhar a decisão do partido, que, pouco antes, formalizou o apoio a Lula após reunião da Executiva do PDT realizada de forma virtual e presencial, na sede do partido, em Brasília.

 

“Frente às circunstâncias, é a última saída”, disse. Ciro afirmou lamentar que a “trilha democrática tenha afunilado a tal ponto que resta aos brasileiros uma opção, a meu ver, insatisfatória”, afirmou.

 

“Não acredito que a democracia esteja em risco nesse embate eleitoral, mas sim no seu absoluto fracasso na nossa democracia de construir um ambiente de oportunidades que enfrente a mais massiva crise social e econômica que humilha a esmagadora maioria do nosso povo”, disse o pedetista.

 

Ciro, a seguir, criticou a “campanha violenta” da qual foi vítima, mas afirmou que não vai se ausentar da luta pelo Brasil. “Sempre me posicionei e me posicionarei na defesa do país contra projetos de poder que levaram o nosso povo a essa situação grave e ameaçadora”, pontuou.

 

Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, Ciro endossou integralmente a decisão. “O Ciro não viajará, ficará aqui no Brasil e já declarou o apoio ao partido”.

 

A informação do apoio do PDT em troca das propostas pedetistas foi antecipada à Folha de S.Paulo por Lupi. Ele disse ter conversado com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nesta segunda (3), e afirmou ter sugerido a ela a incorporação de três propostas de Ciro: o programa que prevê zerar dívidas do SPC, o plano de renda mínima e um projeto de educação em tempo integral.

 

Nenhum comentário: