Ceará Acontece: Erivaldo Carvalho: Eleições 2022 e as biografias de Ciro e Tasso

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Erivaldo Carvalho: Eleições 2022 e as biografias de Ciro e Tasso

 

Tasso: mais de três décadas de história Ciro e política / Instituto Queiroz Jereissati/Divulgação

O “Governo das Mudanças”, na década de 1980, alterou as faces administrativa e política do Estado, projetando os dois personagens.

 

Três décadas e meia se passaram e cá estão os dois, depois de caminhos tortuosos, idas e voltas, altos e baixos, distanciamentos e reaproximações.

 

No 1º turno presidencial de 2022, Tasso pediu voto para Simone Tebet (MDB); Ciro subiu no próprio palanque.

 

Nesta segunda e decisiva rodada, os dois se encontram, novamente, do mesmo lado – o de Lula -, embora em graus diferentes de envolvimento.

 

Enquanto Tasso mostra a cara em evento público, no Centro de Fortaleza, ao lado de empresários, Ciro empresta o nome para o movimento “Sou Ciro e RC e tô com Lula”.

 

Ciro e Tasso estão definhando, politicamente. O pedetista foi muito mal nessa disputa ao Planalto; o tucano está indo para o pijama.

 

Os dois têm severas diferenças com o petista. Mas, dividido, o Brasil precisa mais de homens públicos do que de políticos apegados a caprichos e orgulhos.

 

A história tem o condão de filtrar, decantar e sistematizar, pacientemente, as pessoas e suas circunstâncias, na exata medida de sua importância.

 

Nesse sentido, a posteridade julgará Ciro e Tasso, neste 2022, para além do que já contribuíram para a vida estadual e nacional.

 

Isso vale muito mais do que pragmatismos e cuidados pontuais, que Tasso e Ciro possam ter com a própria biografia.

(Via OOtimista)

 

Nenhum comentário: