Ceará Acontece: Pesquisa Ipec: Lula tem 51%, Bolsonaro vai a 37% e Tebet empata com Ciro

sábado, 1 de outubro de 2022

Pesquisa Ipec: Lula tem 51%, Bolsonaro vai a 37% e Tebet empata com Ciro

 

Lula, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes(foto: Ricardo Stuckert - Reprodução/Instagram Jair Bolsonaro - Claudio Andrade/Câmara dos Deputados)

Pesquisa Ipec para presidente da República divulgada neste sábado, 1º, a menos de 24 horas para a abertura da votação, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções de votos válidos, contra 37% do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).


Em relação ao último levantamento, divulgado pelo instituto na segunda-feira, 26, Lula oscilou um ponto para baixo e Bolsonaro avançou três pontos. Com base nos números, o Ipec diz que não é possível afirmar se a eleição será definida no primeiro turno. 


Para se eleito em primeiro turno, um candidato precisa alcançar 50% mais um dos votos válidos, contagem que exclui brancos e nulos. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Lula varia de 49% a 53%. No pior cenário para o petista, a decisão seria levada para o dia 30 de outubro. 

A pesquisa Ipec, última sondagem do instituto antes da votação deste domingo, 2, mostra uma novidade em relação à disputa pela terceira posição. Pela primeira vez, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem numericamente empatados, ambos com 5%. 


Ciro oscilou um ponto para baixo na comparação com a última pesquisa e Tebet manteve o mesmo percentual. Soraya Thronicke (UB) e Luiz Felipe D'Ávila (Novo) também permaneceram com 1%. Os demais candidatos ao Palácio do Planalto não foram citados ou não atingiram 1%. 

Votos válidos

Lula (PT): 51% (-1)

Jair Bolsonaro (PL): 37% (+3)

Ciro Gomes (PDT): 5% (-1)

Simone Tebet (MDB): 5% (=)

Luiz Felipe D'Ávila (Novo): 1% (=)

Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (=)

O Ipec entrevistou 3.008 pessoas em 183 municípios brasileiros entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00999/2022.

*(Via o POVO)

 

Nenhum comentário: