Ceará Acontece: Quem é Augusta Brito, ex-deputada que deve assumir Senado pelo Ceará com a ida de Camilo Santana ao MEC

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Quem é Augusta Brito, ex-deputada que deve assumir Senado pelo Ceará com a ida de Camilo Santana ao MEC

 

Augusta Brito, Camilo Santana e Janaína Farias na cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no Ceará. — Foto: Divulgação/Janaína Farias

A ex-deputada estadual Augusta Brito de Paula (PT) deve assumir uma cadeira no Senado, representando o Ceará, após Camilo Santana (PT) ser escolhido pelo presidente eleito Lula (PT) para chefiar o Ministério da Educação (MEC). A ex-parlamentar, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), concorreu na chapa como primeira suplente do ex-governador do Ceará. A segunda suplente é a Janaína Farias, ex-assessora especial de Camilo Santana durante o mandato dele à frente do governo estadual.

Augusta nasceu em 27 de maio de 1976, na cidade de Fortaleza. É filha de Augusto Brito, ex-prefeito de Graça, no interior do Ceará. Ela também foi prefeita do mesmo município durante dois mandatos (2004 e 2008). Ela tem ainda formação em enfermagem e direito.

A parlamentar foi a primeira mulher líder do Governo na história da Assembleia Legislativa do Ceará. Ela tem como berço político a região da Ibiapaba, especialmente Graça, onde foi prefeita.

Em 2012, foi nomeada secretária de Educação de São Benedito, no interior do Ceará, até 2014, quando foi eleita deputada estadual. A próxima senadora do estado foi reeleita em 2018. Na Assembleia Legislativa, ela se tornou procuradora Especial da Mulher. No cargo, pautou o debate sobre igualdade de gênero e acerca da violência contra mulher.

Entre as prioridades, Augusta buscou informar e formar a sociedade civil em torno da equidade de gênero, empoderamento da mulher e enfrentamento do discurso sexista, visando contribuir para o aumento da participação das mulheres na política em todas as regiões do estado. Ela é responsável pela ampliação das ações da PEM na Assembleia Legislativa e pela implantação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais.

Augusta é a primeira mulher a ser eleita deputada pelo PC do B. A próxima senadora defende os direitos à identidade de gênero, orientação sexual e a luta pelos direitos das mulheres. 

Augusta Brito foi deputada no Ceará e prefeita de Graça, na região da Ibiapaba. — Foto: Assembleia Legislativa do Ceará/Reprodução

A ex-deputada presidiu também o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), da Assembleia Legislativa do Ceará, que discutia o litígio territorial entre Ceará e Piauí.

A segunda suplente na chapa de Camilo Santana ao senado é a ex-assessora especial do governo, Janaína Farias (PT). Ela tem 48 anos e nasceu em Crateús, no interior do estado. Janaína trabalhou com Camilo Santana durante o mandato à frente do Executivo cearense. 

Janaína pode assumir a vaga no senado, caso Augusta Brito não ocupe o lugar por algum motivo, o que pode acontecer por licença médica, renúncia ou motivos pessoais.

*(g1/ce)




Nenhum comentário: