Ceará Acontece: A falta de 'saúde mental' mata

segunda-feira, 22 de maio de 2023

A falta de 'saúde mental' mata


O crime ocorrido no interior do Ceará, em Camocim, norte do Estado, na madrugada de sábado (14/05/2023), por volta das 04h00min, ainda é repleto de mistérios acerca da motivação.


O que se observa em um vídeo que o suposto autor teria feito é que a motivação seria "perseguição" e uma má forma de ser tratado pelos colegas policiais, assim como pelos Delegados.


Independente da "razão" do crime, nada justifica assassinar covardemente colegas de trabalho (3 Escrivães e 1 Inspetor).


Infelizmente, o que aconteceu pode acontecer em qualquer lugar. A arma foi só um instrumento utilizado, ela não tem culpa - até porque é um ser inanimado. A culpa é de quem a utilizou para fins perversos. Assim acontece com a pessoa que usa um carro,  faca e outros instrumentos com fins maléficos, ou seja, o ser humano é um criminoso em potencial.


O que se propõe como discussão neste espaço é a falta de zelo da família, da Instituição ou Empresa e da própria pessoa que pode ter problemas de saúde mental.


O tratamento antecipado pode evitar uma tragédia.


O caso parece ser de um SURTO PSICÓTICO, ou um CRIME PLANEJADO. Sendo o segundo, a investigação procurará elementos que expliquem o motivo de o criminoso ter feito o que fez, ou seja, saber se havia algo não "bem resolvido" entre os 5 (cinco) e isso ter gerado a cólera no criminoso. No entanto, a primeira hipótese é possível, pois se sabe que a atividade policial é extremamente penosa, principalmente no tocante ao psicológico de seus profissionais.


O policial, seja civil, penal ou militar, trabalha com um público-alvo chamado CRIME ORGANIZADO. No entanto, o que se propõe combater é maior que a soma de todas as organizações criminosas e meliantes espalhados por este Brasil, a saber: a falta de saúde mental.


Os policiais, de um modo geral, costumam "brincar" dizendo que para ser da polícia, não pode ser necessariamente "normal" (neurotípico), ou tem que ter um pouco de "loucura" na cabeça.


A linha de raciocínio aludida mostra que há uma concepção equivocada, mesmo sendo um pensamento lúdico. O equívoco está em pensar que, por exemplo, uma ofensa, uma "piadinha", uma "indireta", um "grito", ou qualquer comportamento que atinja o outro - mesmo que não tenha havido a intenção de macular a pessoa, pode ser um tiro no próprio pé do emissor, pois pode haver um relógio de contagem regressiva na mente do ofendido e o mesmo revidar de alguma forma, podendo ser igual ou desproporcional. Isso é muito perigoso!


As pessoas já devem ter ouvido a seguinte frase: "A mente, ou o coração, é terra em que ninguém pisa". E esta frase é de uma enorme sabedoria, pois são 2 (dois) órgãos que nos conduz por toda a vida e estão interligadas. Então, quando alguém maltrata uma pessoa na sua estima, imediatamente machuca a mente e o coração.


Os casos de ASSÉDIO MORAL são inúmeros. No entanto, ela entrou em "metamorfose", isto é, mudou de forma. Hoje, GRITAR não é a forma mais evidente e eficiente de assediar moralmente alguém. Substituiu-se a maneira por tom de voz suave, táticas inteligentes e rasteiras, isto é, o assediador "chantageia", ou "ameaça", ou "manipula" a pessoa sem ela perceber. Quando percebe o que ocorreu, já se passou algum tempo, pois o assediador foi muito inteligente. Obstante, quando o assediado é mais esperto, ele "cai fora" da manipulação, da chantagem, da ameaça e enfrenta o seu algoz com armas tão, ou mais inteligentes.


A maioria das pessoas, quando não está em sua normalidade mental, passa enfrentar problemas no trabalho e é visto como uma pessoa mais lenta, mais dispersa, "mandriona", enfim, acaba recebendo adjetivos depreciativos que não merece, pois não sabe o que tem, devido ao fato de NÃO ter procurado ajuda profissional (psiquiatra e psicólogo) e nem ter sido orientado a procurá-la. As outras pessoas ditas "normais" só enxergam aquilo que acontece com elas, não se importando com o que acontece com os outros.


O exemplo para que as pessoas entendam o problema da saúde mental é a observação, isto é, se uma pessoa com problema de mobilidade, em uma cadeira de rodas, precisa entrar em um ônibus, várias pessoas irão ajudá-la. No entanto, se uma pessoa está chorando copiosamente, ou falando com tom de voz muito alto, ou agindo de maneira esquisita, ou até de forma silenciosa, as pessoas não irão ajudar e é compreensível, pois o problema não parece ser uma coisa séria, mas um momento.


Os únicos que ajudarão a pessoa com problema de "saúde mental" serão a família e amigos mais "chegados". Fora esses, só a própria pessoa - depois de convencida que precisa de ajuda, é que pode salvar-se  e procurar apoio profissional.


A grande maioria das pessoas não está nem aí para você, aprenda isso!


Você só tem a Adonay, sua família e a si.


Não espere ajuda de ninguém. Procure ajuda!


Se você sente que está com algum problema de ordem mental, procure ajuda o mais rápido possível, para ter uma vida próxima do normal, ou normal.


Há doenças, algumas chamadas de forma "eufemística" de "Transtornos", mentais que não tem cura, mas tem tratamento. E seguindo um tratamento, a pessoa terá uma melhor qualidade de vida.


O que ocorreu no Ceará, mas acontece no mundo inteiro, poderia ter sido evitado - se for o caso de falta  de "saúde mental". Faltou algo naquele núcleo da Instituição e que falta há muito tempo na sociedade: a humanidade.


As pessoas perderam a noção de tratar o outro com respeito, dignidade, enfim, com boas ações. As atitudes empáticas foram substituídas por imposições autoritárias, desumanas e frias, usadas maquiavelicamente, de forma sutil.


Tudo o que foi escrito acima acontece em todo lugar, em todas as empresas, em todas as polícias, em todas as Instituições públicas e isso é muito triste.


Aquela célebre frase: "O plantio é livre, mas a colheita é certa!"


Cuide-se e fique com o Eterno.


Por Charlles Fúlvio Rocha Setúbal - Escrivão de Polícia Civil e Escritor




Nenhum comentário: