Ceará Acontece: Alunas do Ceará são as únicas garotas a representar o Brasil em Olimpíada na China

terça-feira, 19 de março de 2024

Alunas do Ceará são as únicas garotas a representar o Brasil em Olimpíada na China

 

Sophia e Ayumi são duas únicas meninas a representar o Brasil em Olimpíada Internacional de Química -Foto: Arquivo pessoal

Dez brasileiros vão representar o Brasil em 2024 na International Mendeleev Chemistry Olympiad (IMChO), que será realizada na China em abril. As duas mulheres que fazem parte da delegação são alunas do Ceará: Giovana Matsumoto e Sophia da Silva.

 

Elas estão entre os estudantes classificados na 4ª fase da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) para compor a delegação brasileira na IMChO. As duas são alunas da Organização Educacional Farias Brito, juntamente com mais dois alunos, Fernando Garcia e João Guilherme Azevedo, que farão parte da delegação.

 

A International Mendeleev Chemistry Olympiad (IMChO) surgiu em 1992 e é atualmente um dos mais importantes torneios acadêmicos de Química do mundo, contando com a participação de mais de 20 países.

 

O diretor de ensino do Farias Brito, Marcelo Pena, destaca a importância da instituição preparar seus alunos para diversos desafios: “Estamos sempre empenhados em fornecer aos nossos estudantes não apenas conhecimento acadêmico, mas também a confiança e a preparação necessárias para enfrentar os mais variados desafios. Ver duas de nossas alunas representando o Brasil em uma competição tão prestigiosa é motivo de grande orgulho e reflete nosso compromisso com a formação integral dos nossos alunos”, afirma.

Sophia e Ayumi junto ao professor Antonino, que ambas citam entre os docentes que as apaixonaram por química-Foto: Arquivo pessoal

 Olimpíada voltada somente para mulheres

 

Marcelo Pena também comemora a classificação de duas alunas para a 13th European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO). “Das quatro classificadas do Brasil, duas meninas são alunas do FB, a Bilhana Kochloukova e a Isabela Dorn”, comemora.

 

Esta olimpíada internacional é voltada exclusivamente para mulheres. A competição será realizada em abril, na Geórgia, e contará com a participação de candidatas de 59 países.

Nenhum comentário: