Ceará Acontece: Dizem que um bom jogador é aquele que sabe blefar: não tendo o que oferecer, ganha sem jogar.

domingo, 7 de abril de 2024

Dizem que um bom jogador é aquele que sabe blefar: não tendo o que oferecer, ganha sem jogar.

Blefe é a capacidade, habilidade ou estratégia de iludir o adversário sem ter elementos suficientes para vencer o jogo. Dizem que um bom jogador é aquele que sabe blefar: não tendo o que oferecer, ganha sem jogar. Acredito que o deputado estadual Romeu Aldigueri se encaixa muito bem quando o assunto é blefe. Nos palanques, entrevistas e diálogos blefar é o forte do Parlamentar. (Até rimou!) E o líder politico James Bel, também está blefando? Se está, aprendeu com o parlamentar. Assista ao vídeo para melhor compreensão: 

Quem conhece política sabe que nada acontece por acaso. Não é à toa que a política é a arte da desfaçatez. Tal qual um jogador de xadrez uma ação política tem sempre um objetivo não revelado, para surpreender o adversário e atingir o resultado esperado. Isso porém não significa dizer que o meio político é um ambiente inconfiável. Quer dizer que nessa habitat, mais do que nos outros, não existe verdade absoluta e nem mentira cabal. Saber ler as entrelinhas do jogo político é enxergar as segundas intenções que se escondem por detrás de uma aparente realidade.

 

Faço essa referência para expressar a minha visão sobre dois acontecimentos que aos olhos dos desatentos podem parecer desconectados mas que ao meu ver estão intimamente ligados. Mais do que isso, são complementares. Refiro-me as falas das lideranças politicas durante entrevistas e atos políticos.

O jogo já começou. Façam suas apostas. E prestem muita atenção aos blefes.



Nenhum comentário: