Ceará Acontece: CHUVAS MARCAM A SEXTA-FEIRA (22) EM DIVERSOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

CHUVAS MARCAM A SEXTA-FEIRA (22) EM DIVERSOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ

Av. Capitão Brito Martinópole (Foto: Luciano Silva)
Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, dia 22, Martinópole passou a receber uma chuva fina com pancadas mais intensas na Cidade e algumas localidades da zona rural. As tão aguardadas chuvas de pré-estação previstas pera o período, ainda não tinham se manifestando com tanta força na região Norte, assim como ocorreu no início desta semana em municípios como Itapipoca, por exemplo, que registrou o maior índice de precipitações com pouco mais 110 mm. Durante o dia de hoje, também choveu em Sobral, Senador Sá, Uruoca, Martinópole, Granja e Camocim. As chuvas confirma as expectativas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Período

Segundo o meteorologista da Funceme David Ferran, em janeiro, se consideram as precipitações mais significativas do período, porque os sistemas de Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis e Cavados de Altos Níveis são mais atuantes nesse mês. “Sendo assim, com ventos circulando entre 12 e 13 quilômetros de altitude, essas chuvas isoladas devem se espalhar nos próximos dias para o restante do Estado. E sobre a previsão de quadra invernosa, só devemos ter algo mais consistente, a partir do dia 20 de janeiro”, explica.

Previsão

As chuvas registradas neste período estão relacionadas à Pré-Estação e seguem até janeiro, quando, historicamente, ganham mais força. Neste mês, os acumulados não chegam a ser tão grandes. As normais para dezembro e janeiro são, respectivamente, 31,6 e 98,7 milímetros. Até o momento, os maiores acumulados foram registrados em Itapipoca (110,8mm), no último dia 16, e Altaneira (24mm), nesta segunda-feira (18). Ao longo do dia, a previsão da Funceme é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o estado.
Com DN/Zona Norte


Nenhum comentário: