<>

eiro o POVO

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Adiado o desligamento do sinal analógico de TV em Sobral e Juazeiro do Norte


O Gired, grupo responsável pela digitalização de canais de TV, decidiu hoje (27) adiar novamente o desligamento do sinal analógico de TV nas cidades cearenses de Sobral e Juazeiro do Norte. Ambas não atingiram o índice mínimo de 90% dos domicílios capazes de sintonizar o novo sinal de TV digital. A previsão é que o desligamento aconteça em 31 de outubro.

Dados coletados pelo Ibope Inteligência entre 14 e 24 de agosto mostram que, em Juazeiro do Norte, 87% dos lares estavam aptos a receber sinal digital. Em Sobral, a parcela foi menor, 84%. Ambas as cidades contam com programas ativos de distribuição de kit de conversão, com antena e sintonizador digital, para famílias inscritas nos programa sociais do governo federal.

O desligamento do sinal analógico de TV é necessário para destinação do espectro radioelétrico de 700 MHz para serviços de telefonia móvel. Pelos cálculos da Seja Digital, empresa responsável pela distribuição dos kit para famílias inscritas no CadÚnico, já foram entregues mais de 10 milhões de kits em todo o país.

O processo de desligamento começou em 2016, pela cidade de Rio Verde, em Goiás. Desde então, o sinal analógico foi desligado em todas as capitais estaduais e entorno. A intenção é concluir a troca pela TV digital até o final deste ano, conforme a portaria 7.432/17, editada pelo MCTIC. O que depende, no entanto, da chegada à meta de 90% das casas com TV compatível com sinal digital. Em Juazeiro e Sobral, por exemplo, o desligamento estava marcado para setembro de 2017, e vem sendo adiado desde então.
FCom informações: http://www.telesintese.com.br




Postar um comentário