Ceará Acontece: Sinal de TV analógico será desligado nesta terça em Sobral e Juazeiro do Norte

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Sinal de TV analógico será desligado nesta terça em Sobral e Juazeiro do Norte


O sinal analógico de TV começará a ser desligado amanhã (28) em Sobral e Juazeiro do Norte. A previsão é que o processo seja encerrado no dia 31 de outubro, quando os municípios devem atingir o percentual mínimo de 90% de domicílios com acesso ao sinal digital.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que coordena o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), responsável pelas ações de desligamento do sinal analógico, apontam para mais de 50% dos domicílios brasileiros com acesso ao sinal digital.

As famílias beneficiárias de programas federais (como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros), que não possuem equipamento compatível com o sinal digital, têm direito ao recebimento de um kit (composto de conversor, antena e controle remoto).

Os beneficiários devem acessar a página do Seja Digital e agendar a retirada do kit ou se preferir ligar no 147 e posteriormente buscar seu kit no ponto de distribuição. A distribuição dos kits continua por mais 30 dias.

Com o desligamento do sinal analógico, a faixa do espectro de 700 MHz será destinada a telefonia móvel para a expansão do 4G. A liberação da frequência vai permitir uma capacidade maior de transmissão de dados, passando de 15 Megabits por segundo (Mbps) para, no mínimo, 45 Mbps.

No último dia 14, o sinal analógico de TV foi desligado em Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT). Na ocasião ficou definido o dia 31 de outubro como data para o desligamento nas capitais Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR).

Em seguida, no dia 28 de novembro, está previsto o desligamento do sinal analógico no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro, na região Oeste do Paraná e no Sul do Rio Grande do Sul.

Continue lendo...
*Agencia Brasil




Nenhum comentário: