Ceará Acontece: Vila de Jericoacoara passa por mudanças de infraestrutura

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Vila de Jericoacoara passa por mudanças de infraestrutura

Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara-CE; uma das praias mais procuradas no mundo passa por reformas de infraestrutura para ampliar melhoria em atendimento (Foto: Marcelino Júnior).
A vila de Jericoacoara, no litoral oeste cearense, continua ocupando as listas de buscas dos sites de viagens como um dos locais mais procurados pelo turismo no mundo. E, por conta desse aumento no movimento de pessoas todos os anos, o consumo de energia elétrica e de água local têm sido tratado pela administração municipal como prioridade, na melhoria da infraestrutura da bela praia de cartão-postal.

Ampliação
Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara-CE; Enel amplia rede elétrica para atender a crescente demanda por energia (Foto: divulgação).
No que se refere aos problemas de energia, o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, solicitou à Enel, no início deste ano, a expansão da carga elétrica da localidade, que já possui toda a sua rede de fiação subterrânea. Em parceria com o poder público, as obras foram iniciadas no final de agosto.

Serviço

Segundo Elicar Monteiro, secretário de Infraestrutura do município, “a troca do cabeamento elétrico ocorre nas áreas consideradas mais necessárias, como a beira-mar, além dos 18 novos transformadores que estão sendo instalados em pontos estratégicos. A previsão é que o serviço seja concluído em janeiro de 2019”, reforça o secretário. A instalação de novos equipamentos e a reforma dos já existentes devem garantir um suporte à demanda por energia, pelos próximos 20 anos.

Campanha
Turistas nas dunas para ver o pôr do sol mais famoso do mundo (Foto: reprodução caminhodapraia.com)
O impacto no que se refere ao consumo de água na localidade tem um contra ponto, por parte da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que iniciou no último dia 10, a campanha “Jeri, Eu Cuido”. A proposta é movimentar o balneário durante a alta estação, com ações de interação social, sensibilização e informação sobre o uso responsável da água, os cuidados com o descarte adequado do esgoto, a destinação das águas pluviais e a coleta de lixo.

Cartilha

Voltada ao turista, a mobilização atuará durante os meses de dezembro e janeiro com blitze educativas, distribuição de material em estabelecimentos, além de ações lúdicas em praças e outros locais públicos. De acordo com Sâmia Andrade, coordenadora de interação social da Cagece, “a campanha traz um alerta sobre os cuidados com a água, o uso correto da rede coletora de esgoto e a destinação adequada dos resíduos gerados nesse período de grande movimentação de pessoas”, explica a coordenadora e reforça.

Meio ambiente

Ainda, de acordo com a coordenadora de interação social da Cagece, “todas as ações são voltadas à preservação do meio ambiente, assim como as orientações dadas por meio da cartilha educativa criada em Português e Inglês, distribuída em toda a rede hoteleira, que explica o quanto o saneamento básico é importante na qualidade de vida da população. Os pontos apresentados se referem ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e drenagem urbana”, reforça.

Réveillon
Vila de Jericoacoara-CE; campanha “Jeri, Eu Cuido” toma conta da vila para incentivar o consumo consciente de água (Foto: Deivyson Teixeira).


Para o prefeito Lindberg Martins, “as diversas parcerias com o Governo do Estado têm garantido mudanças importantes na infraestrutura de nosso município, assim como da vila de Jeri. No que se refere aos festejos de final de ano, já planejamos o aumento do efetivo policial, militar e civil, de salva-vidas nas praias, além de equipes médicas com atendimento 24 horas, assim como ações preventivas habituais realizadas nesse período.

Festa

Ainda, de acordo com o prefeito, “o número de pessoas com acesso à festa privada foi limitado em cerca de 4 mil, não trazendo muito impacto à vila. Assim como no ano passado, teremos queima de fogos, tanto na praia quanto na sede, e a transmissão da festa na vila, por meio de telões, para quem buscar se divertir nesse local”, afirma.
Fonte: Diário do Nordeste/Zona Norte


Nenhum comentário: