Ceará Acontece: Ceará terá mais de seis mil agentes de segurança atuando no Carnaval em 72 municípios

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ceará terá mais de seis mil agentes de segurança atuando no Carnaval em 72 municípios

A Operação de Carnaval vai se estender até a próxima Quarta-Feira de Cinzas. (Foto: Mauri Melo/O POVO)

Policiais militares, civis e agentes do Corpo de Bombeiros atuarão nos quatro dias do Carnaval de 2019 espalhados em todo o Ceará. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou em coletiva na manhã desta quinta-feira, 28, que 6.398 agentes participarão do plano operacional no feriado. A operação se estende até a Quarta-Feira de Cinzas, 6.

Nas praias, equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e do Corpo de Bombeiros farão a patrulha da orla. Jetskis serão utilizados pelos bombeiros para ajudar em salvamentos e resgates na Praia do Futuro e no Icaraí. Delegacias que funcionam 24 horas em Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Aracati receberão reforço, devido ao grande fluxo de foliões. Outras oito delegacias também terão mais policiais civis. A Polícia Rodoviária Estadual também atuará com 573 agentes nas estradas.

Tecnologias também serão usadas para garantir a segurança de foliões, como as câmeras de videomonitoramento. Pelo menos 44 municípios cearenses já contam com o sistema de monitoramento. Chamado de SPIA, o aparelho é usado para checar as atividades de ruas e rodovias das cidades, ajudando o trabalho das equipes policiais.

Assédio

De acordo com a delegada Rena Gomes, os policiais tiveram treinamento para saber lidar melhor com denúncias de assédio no período das festas. Foi relembrado que este é o primeiro Carnaval com a lei que tipifica os crimes de importunação sexual, aprovada em setembro de 2018. A pena é de 1 a 5 anos de reclusão. A SSPDS fará campanha incentivando mulheres a denunciar a prática ilícita.
Com informações da repórter Ana Rute Ramires via o POVO



Nenhum comentário: