Ceará Acontece: Cadê o relógio da Coluna da Hora na Praça do Ferreira em Fortaleza?

sábado, 6 de abril de 2019

Cadê o relógio da Coluna da Hora na Praça do Ferreira em Fortaleza?


Coluna da Hora foi destruída com a Praça do Ferreira por volta de 1969. (Foto: Mara Araripe / reprodução TV Cidade)
Local onde possivelmente surgiu a famosa "vaia cearense", a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, também é conhecida pela proximidade com lojas e com o Cineteatro São Luiz, um dos equipamentos públicos que ficam na região. Além dele, outro símbolo da modernização da área, é a famosa Coluna da Hora, inaugurada há 84 anos, pelo então prefeito Raimundo Girão. Entretanto, os frequentadores da praça foram surpreendidos com a falta do relógio posto no ápice da coluna.

A aposentada Elizabete Miranda ficou admirada quando procurou o relógio para saber a hora, mas encontrou um vazio no lugar. "Tem 50 anos que moro em Fortaleza e foi a primeira vez que vi a torre sem seu relógio", comentou. Em vídeo publicado nas redes sociais neste sábado (6), o morador Gilson Ferreira mostrou a situação do equipamento e lamentou a ausência de cuidados com o Centro. "A Prefeitura poderia entrar em comum acordo com os vários lojistas e varejistas para revitalizar essa praça", disse.

Segundo o pesquisador Marciano Lopes, a Coluna da Hora foi destruída com a Praça do Ferreira por volta de 1969, perdendo o molde original, inspirado em praças de Paris. O equipamento teria sido destruído para impedir discursos polítícos na Ditadura Militar. O blog Fortaleza Nobre destaca que ele foi reconstruído em 1991, durante a gestão do então prefeito Juraci Magalhães. O projeto foi assinado pelos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de León.

A Secretaria Executiva Regional Centro, responsável pela área, informou que o relógio foi tirado na sexta-feira (5) para manutenção. O trabalho é periódico e o objeto deve ser recolocado em até duas semanas. Ainda segundo a SER Centro, toda a engrenagem do relógio é original.

Veja como é a Coluna da Hora com e sem o relógio:
Fonte: CN





Nenhum comentário: