Ceará Acontece: Governo autoriza repasses financeiros do FNDE para educação infantil

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Governo autoriza repasses financeiros do FNDE para educação infantil


A educação infantil terá acesso a mais recursos financeiros disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira, 2 de agosto, por meio da Portaria 20/2019 da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

O documento autoriza repasses de recursos para a manutenção de novas matrículas em novos estabelecimentos públicos de educação infantil, construídos por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). A medida já era prevista na Resolução 15/2013 do FNDE.

Para que os recursos sejam disponibilizados, os estabelecimentos devem estar em plena atividade e não podem ter sido contemplados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância desses repasses, mas alerta que os valores apenas amenizam o problema do financiamento. Portanto, vale destacar que a reivindicação por mais recursos federais para educação infantil é recorrente, principalmente em relação às creches – etapa mais cara da educação básica.
Acesse aqui a Portaria 20/2019 na íntegra.
Com informação: Agência CNM de Notícias
Foto: Ministério da Educação



Nenhum comentário: