Ceará Acontece: Martinópole e mais 15 municípios do Ceará ganharam o Selo Unicef pela primeira vez em 2020

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Martinópole e mais 15 municípios do Ceará ganharam o Selo Unicef pela primeira vez em 2020

 

Martinópole- CE conquista pela primeira vez o Selo UNICEF; município ganha visibilidade internacional

O Ceará bateu recorde de municípios certificados com o Selo Unicef. A 8ª edição do levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) agraciou 115 cidades do Estado, conforme anúncio em live na manhã desta terça-feira (8). Dezesseis deles receberam o Selo pela primeira vez, dentre eles, Martinópole. Na última edição, 2013-2016, o Estado teve 83 cidades condecoradas.

Martinópole está em festa, pois pela primeira vez o município é aprovado e certificado com o Selo UNICEF (sigla para Fundo das Nações Unidas para a Infância, em inglês “United Nations Children’s Fund” e é uma agência das Nações Unidas).

Alice Monte é secretária de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude do Município, articuladora do Selo juntamente com a sua equipe, que tem como prefeito Dr. Júnior Fontenele, com certeza tiveram muito trabalho, mas agora tem muito o que comemorar pois esta certificação é muito importante para o município, é um reconhecimento internacional que dará uma ótima visibilidade e contribuirá inclusive no acesso a recursos para novos projetos que propiciem a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes martinopolenses, além de mostrar ao mundo que Martinópole se empenha no cuidado de seus jovens.

Ao longo desses quatro anos, o Unicef acompanhou os municípios, capacitou gestores públicos e forneceu apoio técnico para a formulação e fortalecimento de políticas públicas, a partir de uma metodologia baseada nas prioridades do Unicef para o Brasil. Essas prioridades são:  alcançar crianças e adolescentes excluídos, melhorar a qualidade das políticas públicas existentes para crianças e adolescentes, prevenir e enfrentar as formas extremas de violência contra meninas e meninos e promover a participação da comunidade, especialmente de adolescentes.


Todos municípios cearenses reconhecidos com o Selo Unicef cumpriram os cinco dos 17 resultados sistêmicos considerados obrigatórios dos 17 do programa. Isso significa que essas cidades se destacaram nas seguintes ações: programa de busca ativa, inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes na escola; promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/Aids voltadas para adolescentes e jovens; valorização da primeira infância.

Mais: ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência; e participação da sociedade (especialmente de crianças e adolescentes) na elaboração e controle social de políticas públicas institucionalizados, com realização de fóruns comunitários e criação de Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCAs). Além disso, os certificados tiveram que comprovar a instalação e o funcionamento do Conselho Tutelar.

Outro ponto alto da trajetória cearense reconhecida nesta terça é o trabalho com a educação. 98% dos municípios participantes implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, que busca cada criança e adolescente fora da escola e toma medidas necessárias para rematrícula e aprendizagem.


No Brasil, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do ensino fundamental público, com dois ou mais anos de atraso escolar, caiu em média 10,7%. Nas cidades cearenses certificadas pelo Selo Unicef, houve redução de 27%.

Municípios certificados no Ceará pelo Selo Unicef (2017-2020)

Acaraú

Acopiara

Alcântaras

Alto Santo

Antonina do Norte

Aquiraz

Aracati

Araripe

Aratuba

Arneiroz

Assaré

Baixio

Barbalha

Barreira

Barro

Barroquinha

Beberibe

Bela Cruz

Brejo Santo

Camocim

Campos Sales

Canindé

Cariré

Carnaubal

Cascavel

Catunda

Caucaia

Cedro

Chorozinho

Coreaú

Crateús

Crato

Croatá

Cruz

Deputado Irapuan Pinheiro

Eusébio

Forquilha

Fortim

Frecheirinha

Granja

Groaíras

Guaiúba

Guaraciaba do Norte

Guaramiranga

Hidrolândia

Horizonte

Ibiapina

Icapuí

Iguatu

Ipaporanga

Ipu

Irauçuba

Itaiçaba

Itapajé

Itapiúna

Itarema

Itatira

Jaguaretama

Jaguaribe

Jaguaruana

Jijoca de Jericoacoara

Juazeiro do Norte

Jucás

Lavras da Mangabeira

Limoeiro do Norte

Madalena

Maracanaú

Maranguape

Marco

Martinópole

Massapê

Mauriti

Mombaça

Monsenhor Tabosa

Morada Nova

Morrinhos

Mucambo

Mulungu

Novo Oriente

Ocara

Pacatuba

Pacoti

Pacujá

Palhano

Paracuru

Parambu

Paramoti

Penaforte

Pindoretama

Piquet Carneiro

Pires Ferreira

Porteiras

Quixelô

Quixeramobim

Quixeré

Redenção

Reriutaba

Russas

Salitre

Santa Quitéria

Santana do Acaraú

São Benedito

São Gonçalo do Amarante

São João do Jaguaribe

Senador Pompeu

Sobral

Solonópole

Tabuleiro do Norte

Tejuçuoca

Trairi

Ubajara

Umirim

Uruoca

Várzea Alegre

Viçosa do Ceará

16 municípios do Ceará ganharam o Selo Unicef pela primeira vez em 2020

Chorozinho

Alcântaras

Antonina do Norte

Barro

Ipaporanga

Ipu

Jaguaretama

Juazeiro do Norte

Madalena

Martinópole

Mucambo

Pacujá

Quixelô

Reriutaba

Santa Quitéria

Senador Pompeu

 

 

 

Nenhum comentário: