quarta-feira, 12 de maio de 2021

Presidente da Câmara de Vereadores toma posse como prefeito interino de Viçosa do Ceará após cassação do gestor eleito

 

O vereador Manuel Crente tornou-se prefeito interino de Viçosa do Ceará por meio de sessão remota. — Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Viçosa do Ceará, Manuel Crente (MDB), assumiu interinamente a prefeitura da cidade nesta quarta-feira (12) no lugar do gestor eleito José Firmino, que foi cassado por abuso de poder econômico e político.

 

No início de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve, por unanimidade a cassação do diploma do prefeito e do vice-prefeito do município, José Firmino de Arruda (MDB) e Marcelo Ferreira Moreira (MDB), respectivamente.

Em janeiro deste ano, uma decisão do Supremo determinou a posse do prefeito mais votado de Viçosa do Ceará, Zé Firmino — Foto: Divulgação

O agora ex-prefeito Zé Firmino, que se mantinha no cargo por força de uma liminar do ministro Gilmar Mendes, teve o registro de candidatura e diploma cassados, foi condenado a pagar multa de 27 mil reais e ainda se tornou ficha-suja pelo período de oito anos.


Na época da decisão do TRE, a defesa do prefeito alegou suspeição do juiz da 35ª zona eleitoral, Moisés Brisamar Freire, primeiro a condenar o gestor. Na ocasião, eles justificaram que o magistrado demorou cerca de 8 dias para fazer cumprir a decisão do STF.

(G1CE)

Nenhum comentário: