Ceará Acontece: Senado aprova nova Lei de Improbidade Administrativa

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Senado aprova nova Lei de Improbidade Administrativa

 

O relatório do senador Weverton (PDT-MA) propôs também uma mudança no tempo de prescrição para julgamento desses delitos. 

O plenário do Senado Federal aprovou, na quarta-feira (29/09), o Projeto de Lei (PL) nº 2.505/2021, que atualiza a Lei nº 8.429/1992, conhecida como Lei da Improbidade Administrativa. Na prática, a proposta dificulta a punição de políticos, o que ocorrerá somente quando ficar comprovado que o agente público agiu de maneira intencional.

 

A matéria volta à Câmara dos Deputados para análise, pois o texto-base aprovado recebeu modificações que precisam ser apreciadas novamente na Casa, antes de seguir para análise da Presidência da República. Não houve aprovação de destaques.

 

O relatório do senador Weverton (PDT-MA) propôs também uma mudança no tempo de prescrição para julgamento desses delitos. Esse período, anteriormente estipulado em 5 anos a partir do fim do mandato, ficou estabelecido em 8 anos a contar do fato ocorrido.

 

Com a nova redação, o Ministério Público passa a ter exclusividade para determinar ação dessa natureza. O texto prevê ainda prazo de 180 dias para a duração do inquérito, prorrogável uma vez por igual período.

 

Outra mudança na legislação diz respeito à suspensão dos direitos políticos, que passa de 10 para 14 anos.

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a proposta na manhã desta quarta. A matéria, apreciada no plenário do Senado nesta tarde, tramitou na Câmara dos Deputados em junho.

 

O relator disse que o texto apresentado “não é 100%, mas é o que deu para evoluir”. “Não chegamos à solução ideal, mas à real. Nós temos que entender que a Casa tem limitações, estamos no papel de revisor. Não dá para fazer de qualquer jeito, voltar para a Câmara e perder todo o trabalho feito aqui. É preciso ajustar para fazer a maior contenção de danos possível”, explicou Weverton.

 

Aprovação da lei

 

A matéria aprovada pela Câmara em junho deste ano estabelece a aplicação de punição por improbidade apenas aos agentes públicos que agirem com dolo, ou seja, com intenção de lesar a administração pública.

 

Atualmente, a Lei de Improbidade Administrativa permite a condenação de agentes públicos por omissões ou atos dolosos e culposos. Ou seja, a punição pode ser aplicada mesmo se a investigação não conseguir caracterizar que houve má-fé do gestor.

 

Pelo texto, o agente será punido se agir com vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito, não bastando a voluntariedade. O mero exercício de função, o desempenho de competências públicas ou a interpretação da lei sem comprovação de ato doloso com fim ilícito também afastam a responsabilidade do autor.

 

Com isso, passam a não ser passíveis de punição atos de negligência ou incompetência de gestores públicos.

(Metrópoles)

 

Nenhum comentário: