terça-feira, 23 de novembro de 2021

37 municípios cearenses estão em alerta "alto" ou "altíssimo" para Covid-19; veja lista

 

Apesar do alerta, o estado do Ceará segue em constante queda no número de casos confirmados e, principalmente, de óbitos ocasionados pela Covid-19 — Foto: Edmilson Tanaka/Divulgação

Trinte e sete municípios cearenses estão em nível de alerta alto ou altíssimo para a transmissão da Covid-19, segundo dados da plataforma IntegraSus, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizados nesta segunda-feira (22) (confira abaixo quais são as cidades).

 

Apesar do alerta, o estado do Ceará segue em constante queda no número de casos confirmados e, principalmente, de óbitos ocasionados pela Covid-19.

 

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Sayonara Cidade, afirma que, para a análise nos municípios, é necessário verificar diferentes indicadores, como taxa de positividade e taxa de internação.

 

"Não pode ser analisado município com risco alto somente por um indicador. Precisa ver positividade, precisa ver a taxa de internação, precisa ver tudo, então, muitos municípios estavam com suspeitos ainda sem o resultado. Quando esses resultados saem, essas taxas se elevam. Então não significa dizer que o município está em risco. Agora, alguns municípios do Ceará estão com positividade mais alta. E significa dizer, agora, que eles tiveram casos positivos e isso precisa ser avaliado", explica.


Sayonara afirma, ainda, que grande parte dos casos confirmados da Covid-19 são em pessoas que não estão vacinadas contra a doença. "A maioria dos prefeitos que nós ouvimos, nos locais que tiveram positividade, são pessoas que não tomaram a vacina".

 

Monitoramento


Em nota, a Sesa disse que segue monitorando diariamente os indicadores da Covid-19 no estado e coordenando ações preventivas com os municípios, quando necessário. A pasta alerta para a importância da população se vacinar contra a doença.

 

"Apesar de estarmos no momento de maior controle dos índices epidemiológicos e assistenciais da pandemia de Covid-19, fruto da combinação entre a gestão responsável das medidas de contenção social e econômica por parte do Governo do Estado e do avanço da vacinação contra a doença, a Sesa reforça a importância de cada cearense completar o esquema vacinal da Covid-19, além de ser vacinado com a terceira dose ou dose de reforço, quando necessário, para garantir máxima proteção contra a doença", diz a nota.

 

Cidades com nível de alerta altíssimo

Altaneira;

Deputado Irapuan Pinheiro;

Guaraciaba do Norte;

Guaramiranga;

Icó;

Juazeiro do Norte;

Mombaça;

Orós;

Parambu;

Poranga;

Quiterianópolis;

Tianguá;

Umari.

Cidades com nível de alerta alto

Acarape;

Alto Santo;

Antonina do Norte;

Apuiares;

Aratuba;

Campos Sales;

Cascavel;

Catunda;

Erere;

Fortim;

Itaiçaba;

Jucás;

Martinópole;

Missão Velha;

Mulungu;

Nova Olinda;

Pacujá;

Pereiro;

Pindoretama;

Pires Ferreira;

Salitre;

São Luís do Curu;

Tarrafas;

Várzea Alegre;

(G1CE)

 

 

 

Nenhum comentário: