Ceará Acontece: Boleto do IPVA 2022 do Ceará já pode ser emitido e pago

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Boleto do IPVA 2022 do Ceará já pode ser emitido e pago

 

Os proprietários de veículos que pagarem o imposto em cota única terão desconto de 10%, e quem optar pelo parcelamento em até cinco vezes conta com abatimento de 5%.

 

Proprietários de veículos do Ceará já podem emitir o boleto e pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) relativo ao ano de 2022 a partir desta segunda-feira (3). Os boletos já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda ou no aplicativo "Meu IPVA".

 

O boleto poderá ser pago no Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Bradesco, Santander, Itaú, casas lotéricas e com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

 

A Secretaria Estadual de Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulgou na última terça-feira (28) a tabela com os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. O valor a ser pago depende do ano e do modelo do bem; quanto mais caro o veículo, mais caro o imposto.

 

A Secretaria da Fazenda não envia guias de recolhimento pelos Correios ou por email.

 

O Governo do Ceará afirma que em 2022 cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual, e outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos foram emplacados.

 

Desconto de até 15%

Em 2022, o desconto no valor do imposto pode chegar a 15%, acumulando o desconto pelo pagamento à vista mais um abatimento pela participação no programa Sua Nota Tem Valor.

 

Os cidadãos cadastrados no programa podem conferir o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor, na opção Pontuação IPVA.

 

Parcelamento e pagamento à vista

Parcelamento do IPVA no Ceará

 

Parcela Data de vencimento

          10 de fevereiro

          10 de março

          11 de abril

          10 de maio

          10 de junho

Quem optar por pagar o valor à vista, em uma única parcela, deve efetuar o pagamento até 31 de janeiro e terá desconto de 10%.

 

Quem preferir dividir o pagamento do imposto pode parcelar em até cinco vezes, desde que uma parcela não tenha o valor abaixo de R$ 100. A data para o pagamento de cada parcela é a seguinte:

 

Isenção

 

Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

         

Alíquota do IPVA 2022 no Ceará

 

Carros de passeio padrão          3,5%

Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, de até 125 cilindradas             1%

Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoura        1%

Para realizar o cálculo do IPVA 2022, a Sefaz toma como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos.

 

O Governo do Ceará concede alíquota reduzida de 1% para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas que não tiverem cometido infração de trânsito em 2021. A alíquota aplicada normalmente para esses veículos é de 2%.

Fonte: Sefaz-CE

Nenhum comentário: