domingo, 1 de maio de 2022

Eleições 2022: primeira pesquisa para Governo do Ceará - confira

 

Foram aplicados 1.602 questionários em Fortaleza e em outras 57 cidades cearenses

Analisando a conjuntura atual e os 6 pré-candidatos com nomes que surgiram nesta fase de pré-campanha eleitoral, pedimos que fossem testados 4 cenários diferentes considerando em cada rodada de perguntas os nomes de cada um dos pré-candidatos do grupo governista ligado ao grupo político dos ‘Ferreira Gomes’, o PDT (Roberto Cláudio, Izolda Cela, Mauro Filho e Evandro Leitão), em confronto com os candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e Adelita Monteiro (Psol).

 

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, o pré-candidato Roberto Claudio (PDT), aparece com 39% dos votos. Capitão Wagner (União Brasil) tem 37% e Adelita Monteiro (Psol) 5 %. Brancos e Nulos somam 12 % e Não Sabe/Não Respondeu 7%.

 

No segundo cenário, mudando o candidato da ala governista, quem aparece em primeiro lugar é o pré-candidato Capitão Wagner (União Brasil), que tem 45% dos votos. O deputado federal Mauro Filho (PDT) tem 23% e Adelita Monteiro (Psol) 8%. Brancos e Nulos somam 16% e Não Sabe/Não Respondeu somam 8%.

 

Considerando que o candidato da ala governista será a governadora Izolda Cela (PDT), o pré-candidato Capitão Wagner (União Brasil), permanece em primeiro lugar com 48% dos votos. Izolda Cela tem 23% e Adelita Monteiro (Psol) 10%. Brancos e Nulos somam 13% e Não Sabe/Não Respondeu 6%.

 

Na quarta projeção, considerando que candidato da ala governista será o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), o pré-candidato Capitão Wagner (União Brasil), também venceria a eleição com 51% dos votos. Evandro Leitão tem 13% e Adelita Monteiro (Psol) 12%. Brancos e Nulos somam 18% e Não Sabe/Não Respondeu 6%.

 

A pesquisa foi contratada pela Platinum Comunicação, empresa detentora do Portal Terra da Luz e registrada no TSE com o número CE-09324/2022. Os pesquisadores foram à campo entre os dias 22 e 25 de abril e entrevistaram 1602 eleitores em 58 municípios, incluindo Fortaleza. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Análise

 

Considerando os quatro cenários propostos pela pesquisa, o único candidato da ala governista em condições de derrotar o oposicionista Capitão Wagner é o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. E ainda assim, é preciso levar em consideração que neste momento, caso a eleição fosse hoje, não seria uma disputa fácil.

 

Já os outros candidatos governistas, segundo a pesquisa atual, não teriam chances contra o oposicionista Capitão Wagner, que mesmo levando em consideração a margem de erro, estão distantes da pontuação alcançada pelo pré-candidado do União Brasil, que chega a ter até mais do que o dobro da quantidade de votos.

 

Nos próximos dias, o Portal Terra da Luz publicará, com exclusividade, mais detalhes da pesquisa realizada no Ceará pelo Instituto Invox Brasil.

*Com informações do Portal Terra da Luz

 

 

 

Nenhum comentário: