Ceará Acontece: Farmácias do Ceará sofrem falta de medicamentos; sindicato alega falta de matéria-prima

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Farmácias do Ceará sofrem falta de medicamentos; sindicato alega falta de matéria-prima

 

Ceará registra falta de medicamentos nas farmácias. — Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ceará registra falta de estoque de remédios em farmácias, segundo o Sindicato Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma). Há escassez de medicamentos como antibióticos, analgésicos e até mesmo antitérmicos. O aumento dos casos de síndromes gripais no Ceará tem levado a população às farmácias, que sofrem com a dificuldade para conseguir os medicamentos.


O diretor do Sincofarma, Maurício Filizola, disse que o problema não ocorre apenas no Ceará, mas em todo o país.


"Isso é ocasionado pela falta da matéria-prima no mercado internacional e até mesmo embalagens no mercado nacional, que tem dificultado a indústria nacional de cumprir com seus compromissos de entrega de produtos para as distribuidoras e, em consequência, às farmácias", disse Filizola.


Uma das pessoas que sofreu com a falta de produtos nas farmácias foi o professor Edilmar Sousa. Ele adoeceu e precisou comprar dois medicamentos, mas teve dificuldades para encontrar os remédios em Fortaleza.


"O médico passou dois medicamentos, eu passei em duas farmácias ali no Bairro de Fátima, porém um medicamento eles disseram que não tinham logo de cara, que tinha acabado. O outro disse que tinha e que ia pegar. Só que quando ele foi pegar, ele viu que não tinha. É complicado, porque além da preocupação de ficar doente, também não conseguimos obter o medicamento", lamentou.


Prescrição médica

Maurício Filizola recomenda para a classe médica que, "ao prescrever esses produtos, possam colocar opções para que o consumidor, no momento em que não conseguir na farmácia, ter opção de escolher aquele produto que esteja disponível."

(g1/ce)

 

 

 

Nenhum comentário: