Ceará Acontece: Anitta revela ter endometriose e diz que passará por cirurgia

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Anitta revela ter endometriose e diz que passará por cirurgia

 

Anitta: condição diagnosticada depois de 9 anos (Crédito: Reprodução/ Instagram)

Anitta usou as redes sociais, nesta quinta-feira, dia 7, para atualizar os fãs sobre seu atual estado de saúde. No auge de sua carreira artística, a musa revelou ter sido diagnosticada com endometriose.

 

A doença consiste em uma inflamação no tecido que reveste o útero, causando dores e sangramento para urinar e praticar relações sexuais. Por causa disso, a cantora de Boys Don’t Cry revelou que vai precisar passar por uma cirurgia.

 

“Estou aqui no auge dos acontecimentos mais inacreditáveis da minha vida, um atrás do outro, tipo um rajadão de bênçãos. Mas, não está dando para sorrir por motivos de uma endometriose”, disse a famosa no Twitter.

 

Ainda no desabafo, a Girl From Rio contou que o diagnóstico foi dado por um especialista e alertou suas seguidoras dizendo que a doença é mais frequente do que se imagina. “A endometriose é muito comum entre as mulheres”, ressaltou a estrela.


 Endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória do sistema reprodutor feminino, que acontece quando o endométrio, tecido que reveste o útero por dentro, se implanta em vários locais na cavidade abdominal, como ovário, intestino e bexiga.

 

A endometriose afeta uma em cada 10 mulheres brasileiras.

 

Os principais sintomas da endometriose são as cólicas fortes e dores abdominais frequentes, que podem aparecer no dia a dia, mesmo fora do período menstrual. Por isso, é importante ficar ligada para distinguir de uma cólica comum.

 

Recorrer a exames de imagem é o método mais comum, como a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética da pelve. “A demora em diagnosticar os focos da doença pode levar ao estado mais grave do quadro, quando é necessário partir para uma intervenção cirúrgica”, explica o médico.

 

Como é um problema crônico, o acompanhamento sobre ele deve ser feito com frequência com o médico. Também é preciso entender o grau da condição para prosseguir com um tratamento. Há casos onde a endometriose é mais contida, mas também há casos onde ela se espalha em outras regiões do corpo.

 

Nenhum comentário: