Ceará Acontece: Roberto Cláudio vence votação contra Izolda Cela e será o candidato do PDT ao Governo do Ceará

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Roberto Cláudio vence votação contra Izolda Cela e será o candidato do PDT ao Governo do Ceará

 

A votação aconteceu depois de forte impasse interno na sigla. Um subgrupo defendia o nome da governadora

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, será a aposta do PDT-CE na disputa eleitoral de 2022 ao Palácio da Abolição. A decisão saiu no início da noite desta segunda-feira (18), em votação na sede estadual do partido.

 

Roberto Cláudio obteve 55 votos, contra 29 da governadora Izolda Cela. Houve 1 abstenção. Também na disputa, os deputados Evandro Leitão e Mauro Filho anunciaram desistência ao longo da tarde desta segunda-feira (19).


 LEIA TAMBÉM: Izolda diz que respeita a decisão do diretório do PDT-CE, mas não cita Roberto Cláudio


A votação aconteceu depois de forte impasse interno na sigla. Um subgrupo defendia o nome da governadora. Outro, o do ex-prefeito. A votação era considerada, internamente, o último ponto da escalada de tensão. A unidade do partido passar a ser, portanto, uma incógnita.

 

Ex-vice-governadora do Estado, Izolda Cela está há três meses e meio no mandato. Desde abril, adquiriu musculatura política dentro e fora do governo. O ex-governador Camilo Santana (PT) vinha defendendo o nome da pedetista.

 

O desfecho pelo nome de Roberto Cláudio acontece depois de um enredo político que teve pesquisas de ambos os lados como argumento, veto e até diferenças familiares.

 

Na semana passada, tanto o PDT quando o PT de Camilo Santana divulgaram pesquisas, encomendadas pelos próprios partidos. O levantamento do PDT mostrou mais competitividade do ex-prefeito de Fortaleza, quando confrontado pelo líder da oposição, Capitão Wagner (União Brasil).

 

Já a sondagem difundida pelo PT apresentava a governadora ganhando no primeiro turno, quando apoiada pelo ex-presidente Lula e outros influenciadores de voto, a exemplo de Camilo.

 

Neste final de semana, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, chegou a defender o nome de Izolda. O ex-ministro Ciro Gomes vinha trabalhando pelo nome de Roberto Cláudio. Cid Gomes está afastado das articulações.



Nenhum comentário: