Ceará Acontece: Ceará terá novo concurso público para a Polícia Militar com mil vagas

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Ceará terá novo concurso público para a Polícia Militar com mil vagas

 

Direcionado para o cargo de soldado, as inscrições do certame serão realizadas no fim de outubro

O Estado realizará mais um concurso público para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), com mil vagas destinadas ao cargo de soldado. O anúncio do certame foi feito pela governadora Izolda Cela (sem partido) na manhã desta segunda-feira (10), através das reses sociais. A prova objetiva está prevista para ocorrer na segunda quinzena de janeiro de 2023. Já as inscrições têm início ainda neste mês de outubro.

 

Izolda relembra que, desde 2015, já houve reforço de cerca 20 mil profissionais de segurança pública. “Essa é mais uma ação voltada para a segurança pública, com a entrada de mais gente para fortalecer os serviços. Só podemos expandir as boas ações da segurança tendo bons profissionais”, destaca.

 

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira. O processo seletivo será composto por cinco fases: provas objetivas (intelectual), exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.

 

De acordo com o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, o concurso é mais uma iniciativa no fluxo de uma atenção que já vem sendo dedicada à segurança pública. “Foi investindo em contratação, valorização e capacitação de profissionais. Estamos concluindo a formação de cerca de 2.400 soldados, tivemos recentemente o ingresso de 500 policiais civis e de mais de 200 integrantes da Perícia Forense. Também tivemos o ingresso de oficiais e soldados do Corpo de Bombeiros e, recentemente, a nomeação da maior turma de oficiais da PMCE”, detalha.

 

Com o intuito de garantir o direito a diversidade na área da segurança pública do Estado, das 1.000 vagas ofertadas de forma imediata, 15% delas serão destinadas às mulheres e 20% a candidatos negros ou pardos, conforme conforme a Lei Estadual nº 17.432.

 

Os aprovados serão admitidos na PMCE como Alunos Soldados e serão promovidos a Soldados após concluírem o Curso de Formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). A remuneração inicial é de R$ 4.983,30.

Nenhum comentário: