Ceará Acontece: Lula diz que não importunará Ciro Gomes por apoio mais direto no 2º turno

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Lula diz que não importunará Ciro Gomes por apoio mais direto no 2º turno

 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante pronunciamento à imprensa em Salvador -Reuters/Felipe Iruata (12/10/2022)

Na estreia da senadora Simone Tebet presencialmente na campanha petista, em viagem a Minas Gerais, neste sábado (22), o ex-presidente Luiz Inácio Lula (PT) afirmou que não ficará ‘importunando’ o ex-presidenciável do PDT, Ciro Gomes, por um apoio mais enfático no segundo turno.

 

Segundo ele, o ex-ministro, que ficou na quarta colocação no primeiro turno, deve ter ‘liberdade’ para escolher o que deseja fazer.

Lula falou a jornalistas pouco antes de um comício em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, neste sábado (22).

 

“A gente não pode tentar ficar coagindo ninguém para nos apoiar. O Ciro Gomes deu uma declaração que acatava a decisão do PDT, que por unanimidade apoia nossa candidatura”, lembrou Lula.

 

“Eu quero que o Ciro Gomes tenha liberdade de decidir o que ele quiser, como quiser e na hora que quiser. Não vou ficar importunando o candidato Ciro Gomes”. A única manifestação de apoio dada por Ciro Gomes até agora foi um vídeo em que ele não menciona o nome de Lula nem pede votos diretamente ao petista. O ex-presidenciável afirmou acompanhar a decisão do PDT, que anunciou apoio ao petista.

 

“É a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que restem aos brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias”, disse Ciro, no vídeo.

Apesar do silêncio de Ciro, o presidente do PDT, Carlos Lupi, tem participado da campanha de Lula mobilizando o partido nacionalmente.

 

Lupi disse que uma declaração mais clara de Ciro em relação a Lula só seria dada caso o cenário fosse de estreitamento com Bolsonaro.

 

Com a margem de diferença estreita entre Lula e Bolsonaro em pesquisas recentes – na última quarta, o Datafolha indicou que o petista tem 52% dos votos válidos, contra 48% do atual presidente -, aliados de Lula pressionam Ciro por um aceno na última semana de campanha.

*(CNN)

Nenhum comentário: