Ceará Acontece: TSE abre investigação contra Bolsonaro por ataque às urnas e abuso de poder econômico

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

TSE abre investigação contra Bolsonaro por ataque às urnas e abuso de poder econômico

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) em evento em Brasília (Foto: Adriano Machado/ Reuters)

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, abriu nesta quarta-feira (14) duas investigações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por ataques ao sistema de votação e suposta distribuição ilegal de benefícios financeiros durante o pleito de 2022.

 

A coligação do eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os dois pedidos de investigação por abuso de poder político e econômico.

 

Gonçalves considerou que as ações preenchem os requisitos para serem aceitas. O corregedor abriu prazo de cinco dias para os investigados apresentarem uma defesa.

 

As duas são Ações de Investigação Judicial Eleitoral, e a equipe do petista apresenta como pedido final que os investigados sejam declarados inelegíveis.

 

O TSE costuma aceitar a abertura das investigações, mas a análise dos pedidos de maior impacto, como de perda de mandato ou do aval para disputar eleições, tem tramitação lenta e exige provas robustas.

 

Na ação que trata de “atos atentatórios” contra o sistema eleitoral, os advogados do petista afirmam que houve uso indevido dos meios de comunicação social e abuso de poder político.

 

Ainda dizem que os ataques ocorreram antes, durante e depois das eleições, e afirmam que Bolsonaro e seus aliados buscavam emplacar um “projeto de poder totalitário e autocrático a partir da corrosão da matriz existencial da democracia brasileira”.

 

O grupo coordenado por Bolsonaro, segundo a ação, teria difundido a “tese conspiratória” de que as urnas haviam sido violadas por hackers, que as eleições seriam fraudáveis e que haveria um grande conluio contra Bolsonaro.

 

Nessa ação, serão investigados, além de Bolsonaro, o general Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa derrotada, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), e Bia Kicis (PL-DF), os deputados federais eleitos Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-MG), além do senador eleito Magno Malta (PL-ES).

 

O estafe de Lula argumenta no outro pedido, sobre suposto uso eleitoreiro de benefícios sociais, que Bolsonaro valeu-se da máquina pública para otimizar programas do governo.

 

Na argumentação, a equipe do petista afirma que isso foi feito “com o claro intuito de angariar votos e, portanto, influenciar na escolha dos eleitores brasileiros, de modo a ferir a lisura do pleito”. O corregedor aceitou investigar nesse caso Bolsonaro e Braga Netto.

 

A ação cita, entre outras medidas, “antecipação da transferência do benefício do Auxílio-Brasil e do Auxílio-Gás; aumento do número de famílias beneficiadas pelo Auxílio-Brasil; antecipação de pagamento de auxílio a caminhoneiros e taxistas; programa de negociação de dívidas com a Caixa Econômica Federal; liberação de FGTS futuro para financiar imóveis; anúncio pela Caixa Econômica Federal de crédito para mulheres empreendedoras; crédito consignado do Auxílio-Brasil”.

*(Com informações do repórter Mateus Vargas da Agência Folhapress).

 

Nenhum comentário: