Ceará Acontece: Simone Tebet confirma cortes no Bolsa Família

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Simone Tebet confirma cortes no Bolsa Família

 

Simone Tebet durante o seu pronunciamento de apoio a Lula - Miguel Schincariol/AFP

A ministra do Planejamento do Governo Lula, Simone Tebet, revelou em uma entrevista para o Estadão que serão realizados "cortes significativos" no programa Bolsa Família.

 

Atualmente, há 40,7 milhões de famílias inscritas no CadÚnico, das quais 21,9 milhões recebem o Bolsa Família. De acordo com Simone Tebet, dentro desses 60 dias em que ocorrerá o pente-fino no Bolsa Família e alguns benefícios serão bloqueados.


Inicialmente, de acordo com a ministra, os bloqueios seriam feitos em 30 dias.

 

“Foi uma sugestão nossa. Não adianta, eu já fui prefeita. [Se cancelar de uma vez] vai formar fila e não vai resolver”, declarou Tebet, ao Estadão.

 

“Vai ter um bloqueio em 60 dias e não pode começar em janeiro. Ao invés de janeiro, vai começar em fevereiro ou março e não vai ser por 30 dias”, detalhou.

 

Assim, o governo indica que os cortes no Bolsa Família serão realizados aos poucos, e não de uma só vez, para que não haja sobrecarga nos centros de assistência social.


Vale destacar que, entre os cadastros que mais geram preocupação no governo Lula, estão os de pessoas de uma só família, que tiveram grande salto durante o governo Bolsonaro. Inicialmente, isso não significa que todas as famílias de uma só pessoa serão excluídas do programa social, apenas as que não se enquadrarem nos requisitos.

 

Os cortes no Bolsa Família já fazem parte da realidade do Governo Lula (PT). Pelo menos é o que afirma a Ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) em entrevista que deu ao Estado de São Paulo.

 

Contudo, segundo a ministra, o motivo é apenas fazer um pente-fino no programa, de modo a garantir maior eficiência e transparência na distribuição do recurso.

 

Depois da apuração feita pela equipe de transição, onde se detectou que militares, influenciadores e até pessoas mortas receberam o Auxílio Emergencial, a iniciativa é garantir que não haja fraude no pagamento do programa social. 



Nenhum comentário: