Ceará Acontece: MEC publica portaria que suspende cronograma do novo ensino médio, Camilo diz que faltou diálogo do governo anterior

quarta-feira, 5 de abril de 2023

MEC publica portaria que suspende cronograma do novo ensino médio, Camilo diz que faltou diálogo do governo anterior

 

Foto: divulgação

O MEC (Ministério da Educação) publicou na madrugada desta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União, a portaria que suspende o cronograma de implementação do novo ensino médio e de mudanças no Enem.

 

O período de suspensão, segundo a portaria, será de 60 dias após a conclusão da consulta pública sobre o tema.

 

Assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a portaria não traz mais detalhes sobre a suspensão do cronograma.

 

A decisão foi anunciada por Camilo nesta terça (4), após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro disse que haverá ajustes no modelo, mas manteve o discurso de que não há planos para a revogação da medida, como cobram entidades estudantis.

 

Segundo ele, não haverá avanços na implementação enquanto durarem os trabalhos de uma comissão que analisa o tema. Por outro lado, afirmou que não há previsão de que redes de ensino e escolas voltem atrás no processo, já iniciado em 2022.

A suspensão do cronograma é um gesto político para amenizar as críticas que o governo Lula vem sofrendo sobre o tema. Parcela de especialistas, professores e alunos defendem a revogação da reforma no ensino médio por causa dos problemas acumulados na implementação.

 

Camilo afirmou ainda que faltou processo para implementação da mudança do novo Ensino Médio, promovido pelo governo anterior.

 

“Tem estado que escolheu oito disciplinas no itinerário, tem estado que escolheu 300. Não houve orientação, formação de professores, não houve adaptação de infraestrutura”, disse. “Não se faz uma mudança dessa de uma hora para outra, esse é um processo. Faltou diálogo.”


Nenhum comentário: