Ceará Acontece: Prefeitura de Chaval publica decreto de cobrança de IPTU

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Prefeitura de Chaval publica decreto de cobrança de IPTU

 

Banner/divulgação

A Prefeitura de Chaval divulgou a forma de lançamento e pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU do exercício de 2023, por meio do Decreto nº 015/2023.

De acordo com o decreto, o IPTU poderá ser pago à vista com um desconto de 30% até o dia 30 de julho de 2023, ou parcelado em até quatro vezes, com a primeira parcela vencendo também em 30 de julho de 2023 e as demais no dia 30 dos meses subsequentes. O parcelamento será feito de forma que cada parcela não seja inferior a R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

O decreto também estabelece que, caso o vencimento de qualquer parcela coincida com feriados, finais de semana ou dias não úteis, o pagamento ficará prorrogado para o primeiro dia útil subsequente.

Os contribuintes que discordarem do lançamento do IPTU poderão solicitar revisão, mediante requerimento devidamente fundamentado e protocolizado até o dia 30 de julho de 2023. No entanto, se a reclamação for julgada improcedente, o contribuinte perderá o desconto concedido pelo pagamento à vista e deverá pagar o IPTU acrescido de juros de mora a serem calculados no ato do pagamento.

O decreto entra em vigor na data de sua publicação, que ocorreu em 02 de maio de 2023, e se aplica ao IPTU do exercício de 2023. É importante que os contribuintes fiquem atentos aos prazos e formas de pagamento para evitar problemas futuros.

 

IPTU

O IPTU é um imposto municipal que incide sobre a propriedade de imóveis localizados em áreas urbanas. É um tributo obrigatório e seu valor varia de acordo com o valor venal do imóvel, ou seja, o valor de mercado do mesmo.

*Com informações Governo Municipal de Chaval

 

Nenhum comentário: