Ceará Acontece: Receita Federal alerta para o golpe das mensagens falando em erros na declaração

domingo, 28 de maio de 2023

Receita Federal alerta para o golpe das mensagens falando em erros na declaração

 

(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Um novo golpe que está em circulação e utiliza indevidamente o nome da Receita Federal. Segundo dados do órgão, golpistas estão se aproveitando do momento de reta final para a entrega da Declaração do IR 2023, para enviar mensagens às pessoas informando que foram identificados erros em suas declarações e que é necessário corrigi-los até a data limite de 31 de maio.

 

Para dar veracidade às mensagens, eles disponibilizam uma espécie de link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo PDF. No assunto da mensagem, utilizam a sigla “IRPF” e se referem às possíveis vítimas como “contribuintes”, termos utilizados pelo órgão em sua comunicação.

 

Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis à gente mal-intencionada.

 

Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas.

 

Alerta

Em razão disso, a Receita Federal divulgou comunicado para que as pessoas tenham cuidado. No texto, o órgão lembra que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links.



Nenhum comentário: