Ceará Acontece: Chapa de vereadores é cassada por fraude à cota de gênero em Granja, no Ceará

sexta-feira, 1 de março de 2024

Chapa de vereadores é cassada por fraude à cota de gênero em Granja, no Ceará

 

A decisão unânime do Tribunal reconheceu que houve apresentação de candidaturas fictícias de mulheres

Uma chapa de vereadores de Granja, Litoral Oeste do Ceará, foi cassada nesta quinta-feira (29) pelo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O motivo da cassação foi fraude à cota de gênero. A chapa do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no município concorreu nas eleições de 2020. Com isso, no início do último ano de mandato, os dois parlamentares eleitos pelo partido perdem a cadeira no legislativo municipal.

 

O processo teve relatoria do ministro Nunes Marques e foi analisado em sessão virtual iniciada no último dia 23 de fevereiro e encerrada nesta quinta-feira (29).

 

A decisão unânime do Tribunal reconheceu que houve apresentação de candidaturas fictícias de mulheres, revertendo o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e retomando a sentença da 1° instância da Justiça Eleitoral, que havia determinado a cassação da chapa.

 

Em fevereiro de 2022, a Corte estadual — ao analisar recurso à primeira decisão — havia revertido a cassação da chapa de vereadores por fraude à cota de gênero. Agora, com nova decisão da Justiça Eleitoral, devem perder os mandatos os vereadores Chico Ézio (PSB) e Mentinha de Deoclécio (PSB). Os parlamentares e os suplentes também devem ter os diplomas cassados.

 

Além disso, a decisão do TSE anula todos os votos do PSB para o legislativo municipal de Granja e determina a recontagem de votos.


O Tribunal determinou ainda a sanção de inelegibilidade a Francisca Rosangela Simplicio Castro — candidata identificada como fictícia nas eleições de 2020.


EM TEMPO:

Mentinha do Deoclécio, uma das vereadoras que teve o mandato cassado, falou sobre a decisão do TSE. Veja assistindo ao vídeo:



Nenhum comentário: