teste

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Moraújo: Após suspeita de manipulação no CadUnico, vereador quer convocar Secretaria para esclarecimentos.


O Estado escolhe os beneficiários, mas utilizando as informações do cadastro que a prefeitura faz e atualiza (Foto: Luciano Silva/reprodução Blog Acontece)
O vereador, Clodoaldo Moreira Filho (Dodó), anunciou que vai protocolar na câmara municipal, um requerimento solicitando esclarecimentos da Secretária de Ação Social, sobre as suspeitas levantadas sobre manipulação no CadUnico, após ter sido detectado nome de pessoas beneficiadas com o Vale-gás, que não se encaixam no perfil do programa. Relembre o caso aqui.

Confira abaixo a cópia do Requerimento:


Entenda

Segundo publicação do site CN7 e reproduzida no Ceará Acontece, a população denuncia que a lista revela que pode ter ocorrido manipulação de dados no cadastro. Isso por que comerciantes e até familiares de políticos estão sendo apontados no cadastro como pessoas CARENTES. Sendo que na cidade são notadamente conhecidos com considerável poder aquisitivo.

O prefeito se manifestou em nota, acusando o site de fakenews, mas não apresentou nenhuma prova de que as pessoas citadas na matéria não foram beneficiadas, nem mostrou se elas eram de fato pessoas que se encaixem no perfil do benefício.

A única coisa que a nota traz, é a tentativa de responsabilizar o Estado pela escolha dos beneficiários, o que de fato é verdade, porém esquece que, embora o Estado faça a escolha, a seleção é feita com base no banco de dados do cadastro único, e que o cadastro é feito no município.

Portanto, o Estado escolhe, mas utilizando as informações do cadastro que a prefeitura faz e atualiza.

Sendo assim, o que a prefeitura devia fazer era investigar os responsáveis por deixar passar no CadUnico pessoas sem o perfil que se enquadre nos programas sociais do governo.

E tem mais,

O povo quer saber ainda, a quanto tempo essas pessoas recebem benefícios assistenciais. Pois se foram beneficiados agora, podem estar nos cadastros de outros benefícios, como bolsa família por exemplo.

Já que segundo o governo do estado, para ser contemplada com o benefício, a família precisa ser beneficiária do Cartão Mais Infância; estar inserida no Cadastro Único e/ou ser beneficiária do programa Bolsa Família com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34; ou ainda ter jovens inserido no Programa Superação.


Nenhum comentário: