Ceará Acontece: Ceará lidera alfabetização no Brasil e é o melhor no Nordeste em relação ao 9º ano

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Ceará lidera alfabetização no Brasil e é o melhor no Nordeste em relação ao 9º ano

 

A alfabetização na idade certa é um dos elementos principais para o combate a problemas sociais (Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)

O Ceará tem a melhor alfabetização do Brasil, indicam dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. A divulgação vem três meses após o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) demonstrar que todos os municípios cearenses alcançaram a alfabetização desejada para o 2º ano do Fundamental. O Saeb 2019 também aponta o Ceará como o estado nordestino com melhor proficiência nas ciências humanas e da natureza no 9º ano do Fundamental.

Os dados do Saeb 2019 foram divulgados nessa quarta-feira, 4, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento aponta que os estudantes cearenses do 2º ano do Fundamental têm as melhores habilidades em língua portuguesa e matemática quando comparados aos alunos dos outros estados. Em língua portuguesa, a proficiência média foi de 765,50, enquanto em matemática foi 769,32 - a média brasileira é de 750 em ambas.

Isso significa que os pequenos conseguem relacionar os sons às letras e ler palavras polissílabas com sílabas canônicas (que tem uma consoante seguida de uma vogal, nessa ordem) ou não canônicas, ditadas e com ajuda de imagens.

No entanto, os alunos ainda são incapazes de inferir informação e assunto de textos longos - habilidade de proficiência maior ou igual a 825 pontos. “Ainda temos muitos desafios, ainda temos que avançar muito. São três minutos de comemoração e muito trabalho ainda pela frente”, comenta, em nota, a titular da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Eliana Estrela.

 

Já em matemática, os estudantes conseguem reconhecer um triângulo desenhado e representado no mundo físico; comparar comprimentos e medir objetos com régua; e também são capazes de identificar qual categoria apresenta maior frequência em um gráfico de colunas simples e em tabelas simples.

 

Ceará, o melhor do Nordeste no 9º ano

O Ceará é o estado nordestino com melhor proficiência nas ciências humanas e da natureza no 9º ano do Fundamental, de acordo com o Saeb 2019. Com média de 250,38 nas humanas e 248,42 nas da natureza, o Estado lidera no Nordeste, mas quase não alcança a média brasileira (250).

 

Nenhuma unidade federativa consegue a liderança em ambas as ciências. Para as humanas, é Santa Catarina, com 260,63, que está a frente no Brasil. Já nas da natureza é o Distrito Federal, atingindo 267,67. Os estados com pior desempenho são Roraima (231,72 - Humanas) e Maranhão (227,4 - Natureza).


Via O POVO

 

Nenhum comentário: