Ceará Acontece: Ao lado de Lula, deputado Elmano Freitas é anunciado ao Governo do Estado

domingo, 24 de julho de 2022

Ao lado de Lula, deputado Elmano Freitas é anunciado ao Governo do Estado

 

Camilo, Lula e Elmano posam para foto nas redes sociais / Reprodução

O deputado estadual Elmano Freitas (PT) vai concorrer à sucessão da governadora Izolda Cela (PDT). A opção pelo parlamentar estadual foi construída, nos últimos dias, ao lado de outras alternativas.

 

Na noite deste domingo (24), o petista foi anunciado nas redes sociais, ao lado do ex-governador Camilo Santana e do ex-presidente Lula (ambos do PT).

 

“Juntos por um Ceará cada vez mais forte. Com muito trabalho, respeito e parceria. Contra o ódio, a intolerância e a mentira. Obrigado por todo o apoio, meus irmãos e irmãs cearenses! Seguimos unidos, de mãos dadas, com Elmano governador, Camilo senador e Lula presidente”, escreveu Camilo, no Twitter.

 

Advogado, Elmano Freitas está no segundo mandato de deputado estadual. O petista foi secretário municipal de Educação, na gestão da então prefeita Luiziane Lins (PT). Na Assembleia, é relator da CPI do Motim.

 

Em 2012, Elmano, apoiado por Luizianne, perdeu a disputa pela Prefeitura da Capital para Roberto Cláudio, então no PSB. Nas últimas eleições municipais (2020), também foi derrotado, em confronto no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

 

Convenção do PDT

A decisão pelo candidato petista vem à tona no dia em que o PDT-CE realizou convenção estadual para homologar o nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), para governador, e do presidente do PSD-CE, Domingos Filho, para vice.

 

Com a decisão do PT de lançar Elmano ao Governo, fica cada vez mais remota a possibilidade de reconciliação entre PDT e PT. Os dois grupos romperam, politicamente, depois de 16 anos à frente do Executivo Estadual.

 

Disputa pelo PSB

A pré-candidatura de Elmano recebeu o apoio e consolidou-se entre as várias correntes, a partir da articulação do ex-governador Camilo Santana (PT), pré-candidato ao Senado. Guimarães participou das negociações.

 

Elmano está sendo submetido ao conjunto de aliados – MDB, PP, PCdoB e PSDB. O PSB, presidido, no Ceará, pelo deputado federal Dênis Bezerra e ao qual o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, é filiado, também estaria na frente partidária.


 

Nenhum comentário: