Ceará Acontece: Líderes mundiais celebram vitória de Lula nas eleições

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Líderes mundiais celebram vitória de Lula nas eleições

 

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil)

Apenas alguns minutos após a confirmação do resultado das eleições deste domingo (30), líderes mundiais parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no pleito. A primeira reação foi do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que ainda antes do anúncio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) escreveu “Viva Lula” em sua conta no Twitter. Petro era, até este domingo, o último líder de esquerda a ser eleito na América Latina e, nos últimos dias, declarou abertamente seu apoio ao petista.

 

Desafeto de Bolsonaro, o presidente da França, Emmanuel Macron foi efusivo nas felicitações a Lula. “Parabéns, caro presidente Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”.

 

O presidente do Chile, Gabriel Boric, e a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também se manifestaram. “Viva Lula”, celebrou Gustavo Petro, presidente da Colômbia “Lula. Alegria!”, escreveu Gabriel Boric, presidente do Chile.

 

“Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigado povo do Brasil. Obrigado, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”, declarou Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina. “Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, afirmou Alberto Fernández, presidente da Argentina.

 

“Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente o Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, declarou António Costa, primeiro-ministro de Portugal.

*(Folhapress)

 

Nenhum comentário: