Ceará Acontece: Impedido de realizar Enem, aluno autista é retirado de escola pela polícia

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Impedido de realizar Enem, aluno autista é retirado de escola pela polícia

 

A mãe mostrou um boletim de ocorrência que atestou que a carteira de identidade do estudante foi extraviada.

O estudante Daniel Soares Moreira, 19 anos, teve que vencer muitas barreiras até conseguir chegar ao dia da prova do Enem, no último domingo. O adolescente, que é autista, escreve e lê com dificuldade, de acordo com a mãe, a terapeuta Elenir Moreira, 44 anos. "Por isso ele se preparou muito, fez diversos simulados, e conseguimos garantir o direito dele de fazer a prova oral", conta ela. Mas, ao chegar à escola onde faria o exame, a EEEFM João Biley, no município de Castelo (ES), Daniel não só foi barrado, como ainda foi retirado por um policial militar do local.


 LEIA TAMBÉM:

Meu filho não quer mais estudar", diz mãe de autista impedido de fazer Enem 


De acordo com a mãe, tudo aconteceu pela falta de experiência dos fiscais do Enem com documentos digitais. Isso porque o documento de identidade do estudante havia sido extraviado e, por isso, eles apresentaram a Carteira de Trabalho e Previdência Social pelo aplicativo do celular. Segundo as regras publicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação), responsável pela organização do exame, o documento digital deveria ser aceito.

“Eles não aceitaram o boletim de ocorrência e me pediram para sair com o Daniel. Nós nos recusamos, e eles chamaram a polícia para nos tirar do local de prova” disse a mãe.

“Eles não aceitaram o boletim de ocorrência e me pediram para sair com o Daniel. Nós nos recusamos, e eles chamaram a polícia para nos tirar do local de prova. O que notei é que a equipe não estava preparada para lidar com situações que fugissem da rotina. Muitos jovens foram embora por causa de documentos. É muito doloroso, porque fizemos tudo corretamente, Daniel se preparou muito, dois monitores estavam aguardando por ele para auxiliarem nas provas. Mas tiraram essa chance dele”, conta a mãe.

VEJA  NO  VÍDEO ABAIXO:

(Com Uol)

 


Nenhum comentário: