Ceará Acontece: Estudantes de Martinópole, Forquilha e Sobral viajam para receber medalhas de ouro da OBMEP

domingo, 6 de novembro de 2022

Estudantes de Martinópole, Forquilha e Sobral viajam para receber medalhas de ouro da OBMEP

 

O adolescente Rennan Rodrigues, embarcou no avião que o levará a um dos mais marcantes acontecimentos de sua vida. O embarque aconteceu em Fortaleza, de onde ele segue até Salvador, cidade em que participará de um jantar, sorteio de brindes e palestra com o pesquisador do IMPA Milton Jara e,  receberá a medalha de ouro.

Entre os mais de 18 milhões de jovens, de 99,71% dos municípios brasileiros, que participaram da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), 579 tiveram um desempenho espetacular e conquistaram a tão sonhada medalha de ouro, entre eles estão os cearenses: VINICIUS PINHEIRO DE SOUSA, RENNAN RODRIGUES CARNEIRO e MARCO AURELIO GONCALVES XIMENES, estudantes dos municípios de Forquilha, Martinópole e Sobral, respectivamente.


Os estudantes já viajaram e, nesta segunda-feira, 7 de novembro, eles vão receber a honraria numa cerimônia em Salvador, na Bahia, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).


LEIA TAMBÉM:

 ·       Aluno de Martinópole conquista medalha de ouro em Olimpíada de Matemática

 ·       AL homenageia estudante martinopolense vencedor de olimpíadas


“É uma enorme alegria entregar as medalhas aos grandes vencedores da OBMEP 2019, após a delonga imposta pela pandemia. A cerimônia nacional de premiação é um momento maravilhoso, muito emotivo, em que é realçado o mérito e é exibido o que o Brasil tem de melhor: o talento de seus jovens”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.


A solenidade premia os melhores colocados entre todos os participantes da olimpíada, que teve mais de 54 mil escolas inscritas, das quais 49 mil são instituições públicas. Além das medalhas de ouro, a 15ª OBMEP já distribuiu 1.746 medalhas de prata, 5.183 medalhas de bronze e 48.163 menções honrosas.


A organização da OBMEP promove toda a logística do evento para que os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental tenham uma experiência única. Durante o evento, o pesquisador do IMPA Milton Jara fará uma palestra inspiradora para os alunos. Além disso, os medalhistas participam de diversas atividades e de um sorteio de brindes que será realizado durante o jantar de boas-vindas.


“A cerimônia de premiação vem coroar o esforço, a dedicação e o talento de centenas de alunos premiados com medalhas de ouro na OBMEP. É um momento de forte emoção e alegria para os alunos e seus familiares”, comentou Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP.


 Confira a Listagem dos alunos de escolas públicas por ordem decrescente de nota (aqui)

 

Sobre a OBMEP

 

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

 

Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

 


 

Nenhum comentário: